9 dicas de segurança para condomínios horizontais


Mas, afinal, o que é condomínio horizontal? Para você saber mais sobre isso e também acompanhar nossas dicas de segurança para condomínios horizontais, preparamos este artigo.

 

Por preservar mais a segurança de seus moradores e funcionários, os condomínios horizontais fechados tem sido cada vez mais procurados, principalmente nas grandes cidades.

Eles são uma ótima opção de moradia ou para empresas – no caso de galpões – para quem anda preocupado com o aumento do índice de violência no País.

 

O que é condomínio horizontal?

dicas de segurança para condomínios horizontais

 

Ao contrário de condomínios verticais, que se constituem em unidades sobrepostas umas às outras em edifícios, os condomínios horizontais caracterizam-se por casas ou unidades isoladas. Ou mesmo interligadas, cujo as vias de circulação internas fazem parte das áreas comuns.

 

Eles podem ser cercados com portaria – são os condomínios fechados -, ou abertos.

Os mais comuns hoje em dia são os condomínios fechados por proporcionar uma maior segurança e mais privacidade.

 

O condomínio horizontal pode ter casas ou galpões com o mesmo padrão e arquitetura ou unidades diferenciadas conforme o gosto dos proprietários.

O que mais se destaca, quando comparado aos condomínios verticais, é que a coletividade de condôminos possui a propriedade em comum, sem individualizações.

 

Leia: Por que morar em condomínio fechado?

 

9 Dicas de segurança para condomínios horizontais

dicas de segurança para condomínios horizontais

 

Há alguns itens ligados à segurança em condomínios horizontais que são normais e há algum tempo já vêm sendo usados, tais como as câmeras. Porém, com o avanço da tecnologia, há muito mais a fazer para melhorar este aspecto da vida condominial.

 

Vamos às dicas?

 

1. Controle de entradas e saídas

Uma das mais importantes medidas no que toca à segurança em condomínios horizontais fechados é o perfeito controle de entrada e saída de pessoas, automóveis e motocicletas, pela entrada principal.

Com a ajuda da tecnologia e contratação de funcionários treinados e capacitados, esse fluxo é melhorado.

 

O ideal e já utilizado amplamente nas portarias é o controle diferenciado para moradores ou visitantes. Sejam eles parentes, convidados, corretores, clientes, prestadores de serviços ou outros.

 

2. Acesso biométrico ou por meio de cartão magnético

dicas de segurança para condomínios horizontais

 

Recomenda-se, também, a utilização de cartão magnético. Ou mais atual ainda, a identificação obtida por meio da impressão digital para todos os moradores e funcionários.

Ela aciona o portão ou cancela da portaria.

 

Antes de decidir-se, no entanto, veja este artigo:

 

3. Funcionários treinados

Prefira os funcionários treinados e capacitados para evitar muitos problemas.

Eles devem estar preparados para agir de forma adequada nos mais variados casos – corriqueiros e imprevistos -, mantendo negado o acesso de pessoas não devidamente autorizadas.

 

Durante a época de férias, por exemplo, é preciso que estes funcionários tomem atitudes para minimizar riscos. Entenda:

 

4. Empresas especializadas em segurança

Atualmente existem empresas terceirizadas que oferecem esses profissionais especializados em cada área.

Elas também prestam assessoria técnica e jurídica, para um melhor desempenho dos seguranças. Vale a pena o investimento neste tipo de empresa.

 

5. CFTV é essencial para segurança de condomínios horizontais

dicas de segurança para condomínios horizontais

 

Outro equipamento indispensável e o chamado CFTV – Circuito Fechado de Televisão, que registra e grava toda a movimentação interna e externa do condomínio.

 

Mas, neste caso, é aconselhável que sua central não fique na portaria e sim em um ambiente seguro e sempre acompanhado por um vigilante, que mantenha contato via rádio com os seguranças que fazem ronda pelo condomínio.

 

6. Cercas elétricas merecem atenção

Com assessoria de uma empresa idônea e conceituada, a instalação de cercas eletrificadas por toda extensão dos muros do condomínio ajuda prevenir invasores indesejáveis.

 

A contratação de uma empresa especializada é importante porque, se mal instalada e sinalizada, este tipo de cerca pode resultar em acidentes para desavisados. Veja:

 

7. Alarmes não devem ser dispensados

Quando se fala em segurança de condomínios horizontais, os alarmes também são fundamentais.

Sonoros ou com células foto elétricas, eles devem ser instalados tanto nas áreas comuns do condomínio, quanto nas próprias unidades individuais.

Os alarmes alertam sobre movimentos ou situações diferentes do normal, facilitando o chamado dos seguranças.

 

8. Ronda garante mais segurança para condomínios horizontais

As rondas pelas áreas comuns devem ser realizadas com frequência, seja a pé, de moto ou com automóveis, percorrendo todo o empreendimento e com comunicação eletrônica entre os mesmos, com a portaria e com a central de segurança.

 

9. Monitoramento com drones

Mais moderno ainda, vale a pena pesquisar também quanto à utilização de drones para monitoramento de condomínios horizontais.

O investimento é maior, mas o benefício pode valer a pena conforme as características do condomínio em questão.

 

Se você gostou dessas dicas sobre segurança em condomínios horizontais,veja outros 6 procedimentos de segurança no condomínio para adotar já!