4 motivos para você participar da assembleia condominial


Pode não ser o melhor programa do mundo, mas faz parte! Participar da assembleia condominial é a garantia para você ficar por dentro de tudo que está acontecendo no seu prédio, saber quais são e votar sobre as decisões importantes, definir prioridades para as despesas e investimentos, ajudar a escolher o síndico, enfim: ouvir e ter voz. Confira, então, 4 motivos para você participar da assembleia de condomínio. Depois desta leitura, provavelmente você nunca mais vai faltar numa delas!

 

4 motivos para você participar da assembleia condominial

 

 

1. Viver em grupo exige acordos e parcerias

assembleia condominial por que participar

 

Um condomínio é como se fosse um clube. É um conjunto de pessoas que compartilham dos mesmos espaços e podem ter muitos objetivos em comum, mas também ter opiniões divergentes que precisam ser avaliadas em conjunto.

 

Quando você participa da assembleia condominial, tem muitos benefícios e um deles é opinar nas decisões sobre o dia a dia da vida em grupo no seu condomínio. Como em toda comunidade, a vivência num mesmo condomínio exige acordos e parcerias que são firmados nesses encontros.

 

2. Não adianta reclamar depois

Devido à correria do dia a dia, horários conflitantes e, algumas vezes, falta de disposição, muitos condôminos acabam não comparecendo às assembleias agendadas, nas quais são discutidos e votados o presente e o futuro do condomínio. Quando esse desinteresse se instala, a troca de ideias e de opiniões se enfraquece e as decisões ficam nas mãos de poucos. Depois, não adianta reclamar.

Isso sem comentar as situações em que é necessário um determinado quórum para a aprovação de algo importante e de interesse de todos, como uma obra que altera a estrutura do prédio, por exemplo. Sem a presença da maioria, decisões e ações são adiadas e isso pode prejudicar o condomínio em diversos aspectos, inclusive financeiro.

 

3. Falta é o mesmo que adiar um problema

motivos para participar da assembleia condominial

 

Outros temas comuns em assembleias são as normas que regerão o dia a dia da vida condominial (por exemplo, regras para uso da piscina ou para a horta comunitária), escolha do futuro síndico, aprovação do orçamento do ano, previsão de orçamento para o ano seguinte, aprovação das despesas, valor das contribuições dos condôminos, aprovação das contas e discussões dos problemas que afetam o bem estar de todos.

 

Ou seja, os temas estão diretamente relacionados às suas finanças e à sua satisfação e de seus familiares. Acredite: é muito melhor e mais fácil a participação no momento da assembleia, que existe para isso, do que querer anular algo que tenha sido aprovado sem sua presença de forma judicial ou por deliberação de uma nova assembleia.

 

4. Que tal fazer amigos e estreitar relações?

Mesmo que, às vezes, as assembleias de condomínio sejam um pouco enfadonhas e até mesmo desgastantes, devido a alguns desentendimentos mais calorosos, elas também são uma oportunidade para você estreitar relações com vizinhos e até mesmo fazer novas amizades.

 

Muitas vezes, moramos no mesmo andar de pessoas que têm os mesmos gostos que a gente, praticam os mesmos esportes ou viajam para lugares próximos. E nos encontros rápidos no elevador, nem conseguimos descobrir nada disso. Aproveite para fazer novos amigos ou, pelo menos, conhecer melhor os pais das crianças que brincam com seus filhos.

 

Agora que você já conhece a importância e os benefícios da sua participação em assembleia do condomínio, agende-se para a próxima!