10 coisas que você não sabia sobre casas em condomínio fechado


Segurança é a grande preocupação da atualidade e, na escolha de um local para moradia, ela é um ponto primordial a ser avaliado. Por isso, a busca por condomínios de casas tem aumentado significativamente. Mas aí entra a dúvida: O melhor é optar por uma casa em condomínio fechado ou um apartamento? O condomínio de casas é ideal para quem tem ou pretendem ter uma família ou busca maior liberdade. Porém, ambos condomínios oferecem vantagens e desvantagens. A seguir, vamos ver as particularidades de cada um deles.

Fechar o apartamento e ir trabalhar e viajar tranquilo ou ter um jardim para as crianças brincarem e a opção de quantas vagas de garagem quiser? Além do quesito segurança, existem outras características que devem ser levadas em conta na hora de optar por uma casa em condomínio fechado.

 

Diferenças entre condomínios de casas e de apartamentos

casas em condomínio fechado

1. Autonomia na escolha da planta

Normalmente, um apartamento você já compra pronto ou na planta. Mas, seja em qualquer um dos casos, você poderá fazer pequenas alterações. Já numa casa, mesmo sendo em condomínio fechado, em muitos casos você tem a opção de fazer da forma e tamanho que desejar.

 

2. Custo

O custo pode ser menor também. Muitas vezes, o valor do terreno a ser comprado para a construção da casa, bem como a taxa de condomínio, são menores. O IPTU também é pago de forma diferente. No condomínio de casas, o proprietário paga somente por sua moradia, enquanto no apartamento é pago também uma fração da área comum.

Saiba mais:

 

3. Área de Recreação

Numa casa de condomínio, você tem a opção da área de jardim. Para quem tem crianças ou gosta de jardinagem, esta é uma grande diferença. Além da sensação de liberdade, existe o ganho em relação à área comum restrita dos apartamentos.

 

4. Barulho

Apesar de ter que seguir as normas de silêncio dentro, tanto no condomínio de casas quanto nos de apartamentos, o nível de barulho é mais maleável no de casas já que elas são um pouco mais afastadas umas das outras. E ainda há a possibilidade de se colocar na casa um sistema de isolamento acústico maior.

Saiba mais:

 

5. Escolha de sistemas

Você pode escolher o tipo de aquecimento da sua residência, optando por um sistema solar, por exemplo, o que dificilmente se encontra nos apartamentos. O sistema de distribuição de água também é medido individualmente, além de se poder instalar um sistema de captação de água da chuva na casa.

 

6. Manutenção

Cada morador cuida da manutenção de sua casa, pintura de fachada, jardins, sistemas. O cuidado de cada unidade é feito sem depender do condomínio ter ou não recursos para realizar a manutenção, proporcionando maior liberdade para obras e reformas.

 

Administração de um condomínio de casas

casas em condomínio fechado administração de condomínio de casas

Por ser uma forma de viver em comunidade, um condomínio de casas, da mesma forma que um de apartamentos, precisa ser administrado por um síndico e um regimento interno, porém com algumas diferenças. Acompanhe!

  1. Tanto os condomínios de apartamentos, quanto os de casas têm sua administração regida pela Lei Federal 4591/64 e pelo Código Civil (saiba tudo sobre as Leis Condominiais). O que ocorre no condomínio de casas, muitas vezes, é a formação, por parte dos donos dos terrenos, de uma associação, sem fins lucrativos, composta por diretoria e conselho fiscal e deliberativo.
  2. A contratação de uma administradora para suporte administrativo, jurídico e técnico, porém, se faz necessária em ambos os tipos de condomínio.
  3. Apesar da manutenção da unidade ser de responsabilidade do morador, a supervisão e o gerenciamento das tarefas de rotina em um condomínio de casas demandam mais tempo que em apartamentos, pela diferença no tamanho da área útil. A limpeza é mais demorada e complexa, pois pode reunir um volume maior de lixo, além de estar sujeita às condições climáticas.
  4. A segurança, apesar de ser um ponto favorável na escolha de uma casa em condomínio fechado, pode ser um pouco mais vulnerável por ter mais acessos e maior fluxo de carros. Além do sistema de segurança eletrônico estar mais sujeito a problemas por estar em áreas externas, sem contar no custo maior para a instalação, exigindo uma maior extensão de cabos e mais materiais.

 

No condomínio de casas, você tem alguma prática que pode ser útil para outros condomínios? Compartilhe com a gente! E se quiser saber tudo sobre condomínio fechado, leia este post.