11 coisas para saber antes de comprar um terreno em condomínio fechado


A aquisição de um terreno é um ótimo investimento, além de garantir o local para moradia ainda é possível contar com uma boa valorização financeira. A dúvida que geralmente aparece é se terreno em condomínio fechado é a opção melhor que terreno aberto, afinal cada um tem suas particularidades.

Antes de tomar esta importante decisão, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada um e levar em conta que o condomínio fechado, apesar de mais seguro, tem regras e condições a ser seguidas.

 

11 coisas para saber antes de comprar um terreno em condomínio fechado

1. Valorização

Terrenos em condomínio fechado costumam valorizar no decorrer dos anos. Além disso, você tem a garantia de que não será construída nenhuma indústria ou comércio ao lado de sua residência.

 

2. Segurança

Este é um dos fatores mais relevantes na hora de comprar um lote em condomínio fechado.

Todo mundo quer a garantia de maior segurança, não é mesmo? Os condomínios fechados oferecem esse requisito, afinal, há sempre uma portaria para identificação de quem entra ou sai e, normalmente, são feitas rondas noturnas. Além de outros sistemas de segurança que geralmente são instalados em condomínios.

 

3. Infraestrutura e lazer

Condomínios fechados oferecem, também, uma estrutura de lazer com quadras esportivas, salão de festas e, muitas vezes, até piscina. E isso não é encontrado em um terreno em bairro, a não ser que você seja sócio em algum clube.

 

4. Preço

Vale avaliar o preço do terreno em condomínio fechado em relação a um terreno em bairro. Na maioria das vezes, o condomínio pode ser mais caro, mas aí devem ser levados em conta os benefícios oferecidos e a valorização.

Em alguns casos o terreno em bairro pode até ter um preço maior, dependendo da localização e do que o bairro oferece.

 

5. Disponibilidade

É mais fácil encontrar bons terrenos em condomínios fechados que em bairros nobres ou exclusivos para moradia, dependendo da sua cidade. É que, algumas vezes, esses bairros já não possuem mais terrenos disponíveis para venda.

 

6. Padrão

Na maioria dos condomínios fechados, as casas seguem um padrão de construção. Isso evita a concorrência entre diferentes gostos e estilos pessoais.

E mais: dificilmente, num condomínio fechado, é possível fazer os chamados “gatos” e outras “gambiarras”, atitudes comuns em alguns bairros que costumam trazer bastantes problemas à vizinhança.

 

Regras do condomínio fechado

o que você precisa saber antes de comprar terreno em condomínio fechado vantagens e desvantagens

  1. Lembre-se que dentro do condomínio, você estará vivendo em comunidade, com casas muito próximas e, na maioria das vezes, sem muros ou divisões físicas entre os terrenos. Sendo assim, algumas regras de comportamento devem ser seguidas para preservar o bom relacionamento entre vizinhos.
  2. Para garantir o bom relacionamento interpessoal e uma boa administração do condomínio, existem as convenções ou regimentos internos, a exemplo do que ocorrem em condomínios de edifícios.
  3. Mesmo que você tenha adquirido o terreno em um condomínio fechado apenas para investimento ou pretende esperar um pouco mais para construir, saiba que terá a responsabilidade e o custo de pagar as taxas de condomínio.
  4. Sua participação em reuniões e assembleias também será requerida, mesmo se você ainda não estiver morando dentro do condomínio.
  5. Antes de adquirir o terreno, conheça o Regimento Interno para verificar se está de acordo com o que está estabelecido e para conhecer as normas aplicadas aos condôminos.

 

Se você está pensando em construir no seu terreno em condomínio fechado, vale a pena conferir 10 coisas que você não sabia sobre casas em condomínio fechado!