Por que condomínio é tão caro?


Por que condomínio é tão caro em alguns casos? Por que condomínio da cobertura é mais caro? Essas são algumas perguntas que vamos esclarecer no nosso artigo de hoje.

 

É comum ouvirmos em conversas, quando comparados os tipos de moradias, as vantagens e desvantagens de se morar em casas individuais ou em apartamentos e casas em condomínios. Logo se percebe que há inúmeras vantagens nos condomínios. Mas a desvantagem que mais se destaca é quando se fala no valor que se paga de taxa condominial.

 

Mas, afinal, por que condomínio é tão caro?

por que condomínio é tão caro

 

Veja alguns motivos:

 

Vida Boa

É importante ressaltar que a taxa de condomínio é composta por vários itens e que, dependendo das instalações e comodidades presentes em cada caso, maior será a variação de taxa condominial.

 

por que condomínio é tão caro piscina

 

Tomemos como exemplo um condomínio com sauna, academia, piscina, salão de festas, espaço gourmet, etc. Com certeza a taxa correspondente a cada unidade será maior quando comparada a um condomínio simples, que não tenha essas regalias.

 

Porém, existem os chamados custos fixos que compõem todo e qualquer condomínio. Como em toda organização, este aspecto tem que ser muito bem administrado. Tudo para que a relação custo benefício seja positiva, por meio de uma composição de custos enxuta e transparente.

 

Leia também:

 

Tamanho dos condomínios

Por conta dos custos fixos, as taxas condominiais são mais caras em condomínios pequenos do que nos grandes empreendimentos. Afinal, uma soma total dividida por mais unidades individuais resultará em um resultado menor para cada um.

 

por que condomínio é tão caro tamanho

 

Então, o melhor é que, antes de reclamar que mora muita gente no prédio, se reflita que isso faz com o valor dispensado mensalmente diminua para o seu bolso.

 

Os necessários funcionários

Essencialmente, as taxas condominiais são compostas pela soma das despesas fixas com as despesas eventuais. Sendo que para essas últimas, geralmente os condôminos fazem um fundo de reserva para não ter surpresas.

 

Mas as despesas fixas é que se tornam um problema, já que são a maior delas. É isso que torna um condomínio seguro, limpo e organizado. Cerca de 50% de tudo que é pago pelos condôminos todo mês refere-se à folha de pagamento dos funcionários.

 

por que condomínio é tão caro funcionários

 

Isso porque, além dos salários, são acrescidas as despesas de décimo terceiro, férias, vale transporte, vale refeição e demais encargos previstos na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Por esse motivo, torna-se essencial a observação do número de funcionários no condomínio.

 

Por causa deste cenário, cada vez mais condomínios optam pelas portarias eletrônicas, sensores de segurança, terceirizações e outros procedimentos que diminuem o ônus dos pagamentos a funcionários.

 

Benditas contas

As contas de gás, luz e água são as principais.

Mas há, ainda, as contas de contratos de conservação de elevadores, manutenções hidráulicas, elétricas, serviços de jardinagem, etc. Estas todo mundo paga. Mesmo quem não frequente as instalações comuns.

 

por que condomínio é tão caro contas

 

A administração do condomínio, ao se preocupar com uma boa gestão, deve avaliar constantemente as possíveis economias em todos os quesitos. Lembrando que quanto maior for a manutenção de toda infraestrutura condominial, menos serão os custos de consertos, recuperação e reparos.

 

Inadimplência

Atualmente, a inadimplência tem dado muita dor de cabeça. Tem aumentado muito quem deixa de pagar a taxa, fazendo com que os vizinhos paguem por ele. E isso  impacta diretamente no orçamento dos condomínios.

 

por que condomínio é tão caro inadimplência

 

Então, mais uma vez, uma boa gestão de administração pode reduzir o tempo para essa cobrança juridicamente. Enquanto isso, é aconselhável fazer uma poupança para esses casos.

 

Veja estes artigos:

 

Cobertura

Geralmente os apartamentos de cobertura são maiores, contando às vezes com jardim, churrasqueira particular e até piscina. Só nesses casos é que a taxa de condomínio poderá ser maior dos que das outras unidades. Caso contrário, prevalece a Lei da Isonomia, isso é, valor igual para todos.

por que condomínio é tão caro cobertura

 

Com a tecnologia ajudando, hoje em dia se tornou mais fácil melhorar os serviços e monitorar as reais necessidades de gastos em cada item que compõem as planilhas de despesas de um condomínio!

 

Se você gostou deste artigo, vai gostar também de ler dicas sobre como revolucionar a reunião de condomínio!