Tudo sobre antena coletiva para condomínio


Apesar de muito comum, a antena coletiva para condomínio ainda é alvo de dúvidas, tanto do síndico, quanto dos moradores dos prédios. Como é desejo de todos terem uma imagem 100% perfeita nas suas TVs, hoje vamos explicar o que é a antena coletiva e o que é preciso para sua instalação no condomínio e sua conversão para o sinal digital. Mostraremos também as vantagens e desvantagens de ter uma antena coletiva. Boa leitura!

Como funciona a antena coletiva para condomínio?

antena coletiva para condomínio como funciona

Com a antena coletiva, todas as TVs do condomínio passam a receber o sinal de canais abertos VHF e/ou UHF por meio de um cabo. É instalada uma única antena no topo do condomínio, e o sinal distribuído para todos os apartamentos.

Algumas empresas do mercado oferecem, ainda, a antena coletiva de TV por assinatura. E este sistema é vantajoso porque dispensa as pessoas de terem suas antenas individuais cujo custo com manutenção é maior. Tanto é que muitas construtoras já entregam os novos condomínios com a antena de TV coletiva.

Antena coletiva exige manutenção constante

antena coletiva para condomínio manutenção

Para ter uma antena coletiva, o condomínio precisa ter uma tubulação específica para sua instalação. O ideal é contar também com amplificadores de sinal, que melhoram ainda mais a recepção via antena coletiva.

Os cabos da antena coletiva vão se deteriorando com o tempo e, diante disso, a qualidade da imagem é impactada negativamente. Dependendo da gravidade, o condomínio inteiro pode ficar sem sinal. Por isso, a necessidade de manutenção constante e troca de cabos conforme orientação do fabricante.

Estes serviços devem ser feitos por empresa especializada e idônea e não pelos funcionários do próprio condomínio, que não têm capacitação para isto.

Vantagens e desvantagens da antena coletiva para condomínio

antena coletiva para condomínio vantagens e desvantagens

Muitos condomínios ainda têm as antenas coletivas recebendo o sinal analógico. Se na sua região há a disponibilidade do sinal digital, providencie a troca, porque a qualidade da imagem vai melhorar muito em todos os apartamentos. O sinal analógico já está sendo desligado em algumas regiões, portanto, fique atento e realize a troca o quanto antes.

A maior vantagem da antena coletiva, que pode levar sinal digital ou não para todo o condomínio -, é a manutenção mais barata já que os custos são rateados entre os moradores.

Outro ponto positivo é a menor quantidade de fios e cabos, e menos antenas, ocupando menos espaço no telhado do prédio (alguns telhados, inclusive, não tem espaço para abrigar uma antena por apartamento – nestes casos, a antena coletiva para condomínio se torna essencial).

Lembrando que uma desvantagem da antena coletiva de TV por assinatura é que algumas operadoras se negam a instalar de forma coletiva já que para elas é mais vantajoso – economicamente falando – instalar várias antenas individuais. A alegação de algumas empresas é que a antena coletiva teria um custo muito maior, e seria necessário que muitos moradores utilizassem o serviço para compensar o custo.

Outra recomendação importante é manter o sistema no topo do prédio fechado com cadeado de forma que somente pessoas autorizadas tenham acesso. Isto evita que moradores não especializados mexam nas instalações, já que os estragos causados podem prejudicar o sinal em todas as unidades.

Se você quer resolver com mais eficiência os problemas comuns no dia a dia do seu condomínio, confira sempre nossos posts! Sempre teremos orientações importantes!