Por que contratar um síndico profissional?


Há pouco tempo surgiu no mercado, a figura do “síndico profissional”. Hoje, não é mais necessário que o mesmo resida no condomínio para poder desempenhar essa tão importante função. Aí surge a questão: Mas, por que contratar um síndico profissional?

 

Cada vez mais podemos observar a falta de candidatos a síndicos nos condomínios.

Isto ocorre devido a várias razões. Entre elas, os diversos problemas a serem resolvidos, as grandes responsabilidades civis e até criminais, o tempo disponível para fazer uma boa gestão e a necessidade de saber apaziguar conflitos entre vizinhos e entre funcionários.

 

Além da falta de candidatos ao cargo, contratar um síndico profissional garante que o condomínio tenha um profissional bem preparado para exercer o cargo com capacidade, competências e atributos chave para o exercício da função.

 

E, também, com muito mais liberdade para acompanhar o bom funcionamento condominial, isento de relações com moradores.

 

Onde encontrar síndico profissional?

por que contratar um síndico profissional como contratar e onde encontrar

 

Atualmente, com o rápido avanço da tecnologia, é mais fácil encontrar profissionais de qualquer natureza no mercado de trabalho. Não seria diferente com o síndico profissional.

 

Existem várias empresas, sites e aplicativos especializados em oferecer esses profissionais para oferecer seus serviços amparados por cursos técnicos e adequadamente preparados para tão importante função.

 

Como e onde contratar síndico profissional?

por que contratar um síndico profissional como contratar e onde encontrar

 

Após aprovada em assembleia própria, a contratação de um síndico profissional deve ser feita depois de ampla pesquisa no mercado.

Ele deverá ser especializado para esse fim, tendo tempo suficiente para o que se propõe e para atender as demandas específicas do seu condomínio.

 

Em sites, jornais, aplicativos e, principalmente, por meio da própria administradora, os responsáveis pela contratação têm à disposição depoimentos, opiniões e outros parâmetros confiáveis para embasar a escolha.

 

A partir daí, programe uma lista de perguntas para o candidato responder durante uma entrevista olho no olho, inclusive abordando temas como seus custos e os serviços que ele pretende prestar.

Interessante, ainda, mostrar o condomínio para o candidato saber o tamanho das exigências.

 

Veja também:

 

Quem contrata o síndico profissional?

por que contratar um síndico profissional quem contrata

 

Como em uma eleição de síndico entre moradores, que é realizada através de assembleia geral ordinária própria para esse fim, a eleição do síndico profissional pode ser feita mediante aprovação da maioria simples dos condôminos.

 

O ideal é que seja formado um conselho consultivo, com a participação de um representante da administradora e de dois ou mais moradores (proprietários), para contratar este profissional.

 

Importante salientar que essa contratação deverá ser efetivada após minuciosa pesquisa do perfil do candidato, inclusive sobre seus antecedentes criminais.

Todo o cuidado é necessário e pouco. Afinal, a finalidade é solucionar problemas e não provocá-los.

 

A contratação do síndico profissional deverá ser regida por contrato específico com cláusula determinante sobre seu mandato e a legalidade de suas funções.

 

Quem fiscaliza o síndico profissional?

por que contratar um síndico profissional quem fiscaliza

 

Também aqui, a ocupação do cargo de síndico profissional não difere muito do síndico morador.

 

Quando da sua contratação, geralmente é também eleito um conselho fiscal, composto por moradores, que além de fiscalizar as contas do condomínio, deverá zelar e cobrar todas as ações do síndico, profissional ou não.

 

Como tudo que se trata de condomínios, quanto maior colaboração se tiver de todos os interessados, melhor serão os resultados.

 

Mas fique atento para destacar uma, duas ou três pessoas – a depender do tamanho do condomínio – para serem os porta-vozes dos moradores junto ao síndico profissional.

Desta forma se evita muitos desgastes na relação, que deve ser a mais profissional possível.

 

Seja você é síndico ou condômino, acompanhe sempre nossos artigos com mais informações indispensáveis sobre o dia a dia condominial!