Boas práticas para receber convidados no seu apartamento


Estar com amigos é sempre um momento prazeroso, mas quem mora em condomínio deve sempre se preocupar com as regras de boa convivência para não incomodar os demais moradores. Afinal, quem está recebendo a vista é você e os outros condôminos podem estar descansando e não devem ser incomodados por causa de um vizinho barulhento, não é mesmo?

 

Regras de boa convivência

Ninguém quer que um momento de alegria com convidados em casa termine em chateação, discussões, vizinho reclamando ou multas, certo? Então, para evitar tudo isso, basta seguir alguns cuidados.

O primeiro passo é consultar as regras que determinam o recebimento de convidados estabelecidas na Assembleia do seu condomínio. Essas informações você encontra no Regimento Interno.

 

1. Procedimentos de Segurança

Seus convidados devem ser orientados a respeito dos procedimentos de segurança que são seguidos no condomínio. O fluxo maior de pessoas pode dificultar o controle e causar problemas com a segurança.

Informe que eles devem se identificar na portaria e também sobre os horários em que o barulho é tolerado. No caso de um evento maior, comunique ao síndico e à portaria com antecedência.

Veja também:

 

2. Controle de Acesso

Cada condomínio controla o acesso de pessoas de uma maneira diferente. Diante disso, o melhor é você se informar sobre como é feito esse controle no seu prédio e aí sim você comunica seus convidados para eles cumpram os procedimentos.

Avise que o porteiro poderá pedir um documento de identificação ou interfonar para o morador pedindo a confirmação. Essa abordagem, às vezes, incomoda algumas pessoas, mas se já estiverem avisadas, elas entenderão que trata-se de uma regra do condomínio.

 

3. Acesso às áreas comuns

Nem todas as áreas comuns em um condomínio estão disponíveis para acesso de visitantes. Assim, caso queira utilizar uma dessas áreas com seus convidados, peça autorização ao síndico antecipadamente.

Havendo impossibilidade de utilizar determinadas áreas, avise seus convidados para que evitem transitar nesse espaço, evitando também confusão com demais condôminos.

 

4. Despedida

É normal acompanharmos nossos convidados até a porta ou portão quando a visita termina. Mas, evite de ficar conversando no corredor de acesso aos outros apartamentos ou em frente ao portão de um vizinho. É que dependendo do horário e do tom da conversa, isso pode incomodar os vizinhos.

 

Vizinho barulhento

regras de boa convivência no condomínio vizinho barulhento

A sua alegria não pode ser o desconforto ou perturbação do seu vizinho. Lembre-se que o seu direito termina onde começa o do outro.

Respeito e bom senso sempre fazem muito bem ao relacionamento entre moradores de um condomínio.

 

Sendo assim, tome cuidado com o barulho quando for receber seus convidados. As risadas e conversas altas tarde da noite podem perturbar o descanso de quem mora ao seu redor. Procure levar o tom da conversa de forma a não perturbar ninguém.

Entenda:

 

Cuidado também com a música alta, seja na área de festas ou dentro do apartamento. Existem regras que determinam o horário em que é permitido barulho. Respeite esta regra para não se indispor com outro condômino e até mesmo receber uma multa por isso.

Saiba mais:

 

Se o seu piso for de madeira, vai mais uma dica útil: o salto do sapato das mulheres pode ser muito irritante para o morador do apartamento de baixo. Sugira que elas tirem o sapato e, se possível, tenha chinelos disponíveis para que possam usar. Assim, todos ficam confortáveis.

 

Com essas regras básicas sua diversão estará garantida e o sossego dos vizinhos também.