Como aumentar a segurança no condomínio durante as férias?


As férias e festas de final de ano são momentos esperados por muitos, mas podem significar uma preocupação a mais para o síndico. Afinal, ele precisa estar muito atento à segurança no condomínio nesta época.

 

Entrada de entregas, moradores que viajam, outros que recebem visitas… Tudo isso precisa estar bem planejado e monitorado, garantindo a segurança condominial.

 

Alguns procedimentos simples, envolvendo tecnologia, porteiros, zeladores e os próprios moradores podem ser realizados para promover maior segurança ao condomínio. Assim, esta época festiva não se torna uma dor de cabeça.

 

Como aumentar a segurança no condomínio?

Vamos ver algumas atitudes e ferramentas que podem aumentar a segurança no período de férias:

 

  • Entregas

segurança no condomínio durante as férias entregas

As festas natalinas são um período que envolve o recebimento de muitas encomendas, cestas, presentes, etc. É importante que os porteiros e zeladores estejam bem orientados quanto à entrada de entregadores.

 

Nos condomínios em que as liberações para entregas são feitas por estes funcionários, é primordial que eles questionem sempre o morador a respeito da entrega. Não se deve permitir, na intenção de agilizar o processo, que um entregador entre junto com o outro. Isso pode comprometer a segurança.

 

  • Festas e visitantes

segurança no condomínio durante as férias visitantes

Quem fica em casa nas festas de Natal e Ano Novo e costuma convidar pessoas para confraternizar deve estar ciente dos procedimentos de segurança. O controle de visitantes deverá ser tão rigoroso quanto ao de entregas.

 

O ideal é que o morador deixe uma lista com os nomes dos convidados na portaria e que o porteiro permita somente a entrada de quem estiver na relação.

 

Outra preocupação que o morador deve ser orientado a ter é a de informar aos convidados as áreas em que eles podem circular. Preferencialmente, na área social e na unidade em que foi convidado, sem acessar corredores ou outros andares.

Veja também:

 

  • Ausência dos moradores

segurança no condomínio durante as férias viagem

Além das festas, este é também um período em que muitos condôminos aproveitam para viajar, deixando os apartamentos vazios.

 

É importante que os moradores sejam orientados a comunicar o síndico a respeito do período de viagem para que, assim, ele possa ficar atento a qualquer movimentação diferente.

Os porteiros e zeladores também devem ser comunicados sobre a ausência. Isso  evita o acesso de visitantes sem que tenha alguém na unidade.

 

Para garantir a segurança dos automóveis que permanecem no condomínio, enquanto seus proprietários viajam, é interessante fazer um cadastro destes veículos. Comunique este cadastro aos porteiros e zeladores. Assim, caso haja alguma movimentação suspeita ou o carro saia do condomínio durante a ausência do morador, o condomínio poderá tomar as medidas cabíveis.

 

  • Sistemas de segurança

segurança no condomínio durante as férias câmeras

Caso o condomínio ainda não tenha, é hora de providenciar. Caso já possua algum tipo de sistema de segurança, é bom comprovar a eficácia e se está funcionando direito.

 

A cada ano, novos equipamentos e tecnologias para segurança de condomínio surgem no mercado. Por isso, é importante verificar que tipo de sistema melhor se aplica ao seu condomínio.

 

Câmeras de segurança, cercas elétricas, iluminação com sensores, portarias blindadas, controle de entrada biométrico são algum exemplos de aparatos que garantem a segurança no condomínio. Leia:

 

A contratação de um sistema de monitoramento à distância 24 horas e a instalação de câmeras via wireless é uma ferramenta bastante eficiente.

 

Moradores e a segurança condominial

Os moradores também são responsáveis pela manutenção da segurança no condomínio, não apenas nesta época, mas durante todo o ano. Diante disso, o síndico deve fazer um trabalho de orientação a respeito das normas e procedimentos de segurança a serem seguidos.

Veja ainda:

 

Afinal todos querem poder sair de seus apartamentos e curtir férias tranquilas, não é mesmo? Prepare-se também com atividades para as crianças do condomínio neste período de férias!