o quer faz um síndico mirim

Síndico mirim: saiba tudo sobre ele

O cargo de síndico mirim não é obrigatório nem regulamentado, mas vem ganhando espaço nos condomínios. Veja o motivo e como implementá-lo no seu condomínio.

Surge nos condomínios mais uma figura que muito tem a agregar à vida condominial: o síndico mirim. Saiba o que ele faz, como pode ser eleito e com que frequência.

O objetivo de eleger um síndico mirim para o condomínio é contar com uma contribuição importante, formar líderes para o futuro e despertar já na infância o senso de viver e conviver em comunidade.

síndico mirim o que faz

Se você pensar bem, faz todo sentido contar com alguém que ajude na gestão e possa propor melhorias à administração se considerarmos o número de crianças em condomínio que aproveitam as áreas comuns, brincando e interagindo com os demais condôminos e com o próprio síndico.

É mais um para cuidar do que é de todos.

Qual é o papel do síndico mirim no condomínio?

Ele pode ser uma criança ou um adolescente.

O síndico mirim tem como principal atribuição ajudar a cuidar do patrimônio e a desenvolver o espírito de coletividade e o compartilhamento pacífico de espaços e equipamentos. 
síndico mirim qual seu papel

Nos condomínios que já adotaram a ideia, o tempo de gestão do síndico mirim é de dois a três meses.

Assim, não prejudica as demais atividades da criança e abre possibilidade para que todos os moradores interessados na função possam ter a experiência.

Seu instrumento de trabalho? Um caderno, para que ele possa ir anotando as ocorrências do dia a dia do condomínio.

O síndico mirim deve, ainda, observar o comportamento dos colegas e, caso alguma criança esteja infringindo alguma regra, ele somente registra, mostra para o síndico e juntos tomam uma decisão.

Se for o caso, conversam com os pais e se a falta for mais grave, quem a cometeu não pode ser candidato na próxima eleição a síndico mirim.

síndico mirim o que faz

Importante destacar que diferentemente do síndico titular, o mirim não exerce as funções burocráticas e administrativas do condomínio.

O papel do síndico mirim é, ainda, ouvir e propor melhorias para as atividades realizadas nos horários de lazer e ajudar a conscientizar adultos e crianças sobre a preservação dos bens comuns.

É fundamental que as propostas sejam avaliadas e levadas às assembleias quando necessário.

Caso isto não seja feito, além de desestimular a criança envolvida, o projeto acabará se perdendo.

Ideias do síndico mirim são colocadas em prática e agradam

A prática de eleger um síndico mirim para o condomínio vem sendo adotada com bons resultados.

síndico mirim eleição e atribuições

Quer ver alguns exemplos de procedimentos adotados graças às sugestões levadas por um síndico mirim?

  • Uma ideia implementada num condomínio do Distrito Federal foi trocar as lâmpadas comuns por luzes de LED com o objetivo de economizar energia;
  • Em São Paulo, foram placas educativas sobre o combate à dengue num prédio com mais de 80 apartamentos;
  • Em Joinville, o horário de uso da piscina foi estendido por duas horas durante o verão. Assim, todos em idade escolar podem aproveitar mais as férias no condomínio.

Quem pode participar da eleição a síndico mirim?

quem pode ser síndico mirim

Cada condomínio pode estabelecer suas próprias regras. Porém, recomenda-se que os candidatos à função tenham entre 7 a 15 anos e residam no condomínio pelo menos há 6 meses, para já estarem por dentro do funcionamento do condomínio.

No dia da eleição, os nomes de todos os candidatos são colocados e 3 são sorteadas. Depois, as demais crianças votam em um dos 3 nomes e quem for mais votado é o eleito.

Leia agora nossas dicas para se tornar um síndico de sucesso! E se gostou do artigo sobre síndico mirim, compartilhe-o nas suas redes sociais!