academia de condominio

Academia de condomínio: 10 regras importantes

Para que tudo funcione bem, é preciso estabelecer regras claras para o uso da academia de condomínio. Veja as mais comuns.

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Comodidade, segurança e redução de despesas. Essas são algumas das vantagens de contar com uma academia de condomínio. Por isso, muitos empreendimentos já incluem este serviço no momento da construção.

Os condomínios que não tiveram essa opção logo no início, podem implantar a academia depois.

No entanto, para que a promoção do bem-estar coletivo não se transforme em dor de cabeça, é preciso estabelecer regras claras para a academia de condomínio. E normatizar seu uso.

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Para que a academia de condomínio funcione, primeiramente, síndicos ou administradores precisam prestar atenção em questões relacionadas à legislação que regulamenta esse tipo de serviço nos condomínios. 

Com base nestes requisitos legais e como a academia de condomínio está dentro da área comum dos moradores, é necessário aprovar regras em assembleia.

Depois de aprovadas, as regras devem ser registradas no regimento interno do condomínio para, logo em seguida, serem devidamente informadas a todos os moradores. 

As 10 mais importantes regras para uso de academia de condomínio

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1. Acesso restrito a moradores

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A academia só poderá ser utilizada por moradores e seus dependentes diretos, como filhos e enteados. Visitantes são proibidos de usar esse espaço comum.

2. Horário de funcionamento

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Para não haver problemas, é importante estabelecer um horário para o funcionamento da academia de condomínio.

Esse lembrete deve ser fixado em local bem visível para os moradores. Em geral, o horário é de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. Aos sábados, das 6h ao meio-dia. Nos domingos e feriados, o espaço geralmente pode ser utilizado das 10h às 22h.

3. Idade mínima 

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De modo geral, o uso da academia de condomínio é permitido a maiores de 16 anos.

Essa restrição de faixa etária diz respeito ao fato de que menores do que essa idade estão mais suscetíveis a acidentes provocados, muitas vezes, pelo manuseio incorreto dos equipamentos.

4. Pais e responsáveis

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Assim como já acontece na área de piscina, os pais são os únicos responsáveis por seus filhos adolescentes, no caso da utilização da academia.

Em alguns condomínios, os pais precisam autorizar que filhos menores de 18 anos frequentem a academia.

5. Controle e monitoramento 

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Para garantir o bom funcionamento da academia de condomínio, é bem importante controlar o acesso ao local.

Com o uso da tecnologia, é possível saber quem está utilizando essa área comum, com qual frequência e em quais horários. Trata-se de uma medida que traz segurança a todos.

6. Personal trainer cadastrado no CREF

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Frequentadores da academia podem contratar personal trainer para orientá-los na hora dos exercícios, desde que sejam registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Cabe mencionar que a relação comercial se restringe entre o morador e o profissional. 

Portanto, não há qualquer vínculo de trabalho entre o condomínio e o personal trainer. A entrada dele deve ser regulamentada. 

7. Roupas e calçados adequados

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Para o uso desse espaço comum, é mais apropriado que moradores estejam trajados com roupas e calçados próprios para a prática esportiva. Roupas de ginástica e tênis são os mais adequados. 

É fundamental que todos os frequentadores da academia tragam sua própria toalha. Em alguns condomínios, a administração deixa álcool líquido à disposição para que os usuários façam a higienização dos aparelhos. 

8. Utilização dos equipamentos

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Entre as regras para academia, não pode faltar que o próprio condômino seja o responsável por recolocar no lugar, após a utilização, os materiais como halteres, colchonetes, barras e caneleiras, entre outros.

9. Consumo de comida e bebidas

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É proibido o consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida nas dependências da academia. A exceção fica por conta de água e isotônico, se estiverem colocados em recipientes adequados. Também não é permitido o consumo de cigarro ou qualquer outro produto similar.

10. Utilização correta dos equipamentos

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A administração do condomínio deve estabelecer sanções e até multas se for constatado o mau uso dos equipamentos da academia. Cabe também aos moradores e ao síndico fiscalizar se todas as regras da academia que constam do regulamento interno estão sendo cumpridas pelos usuários.

A academia é uma área comum dos moradores. Sendo assim, informe-se sobre como se dá a manutenção de uma área comum de uso exclusivo no condomínio.