assembleia de condomínio x reunião de associação de moradores

Assembleia de condomínio x reunião de associação de moradores

Quer entender as diferenças entre a assembleia de condomínio e a reunião de associação de moradores? Acompanhe este post!

Fibersals Impermeabilização Definitiva para Condomínios

Assembleia de condomínio ou reunião de associação de moradores? As duas podem coexistir, pois tratam de assuntos diferentes e possuem finalidades diversas.

Mas você sabe quais são as diferenças entre esses dois encontros?

Veja a seguir!

Assembleia de condomínio

assembleia de condomínio x reunião de associação de moradores

A assembleia de condomínio é a reunião em que os condôminos discutem assuntos da vida condominial.

Ela deve ser regular e periódica, obedecendo às regras definidas em lei e na convenção.

Seu objetivo é tratar exclusivamente dos interesses daquela coletividade.

A assembleia geral ordinária (artigo 1.350 do Código Civil), ocorre uma vez por ano, obrigatoriamente e trata de aprovação de contas, orçamento de despesas, alteração de regimento interno, contribuição condominial, e eleição ou substituição de síndico e corpo diretivo.

A assembleia de condomínio extraordinária é convocada com um fim específico, a partir de uma demanda, como obras, mudança de destinação do edifício ou destituição de síndico.

Reunião de associação de moradores

assembleia de condomínio x reunião de associação de moradores

A associação de moradores é um grupo de pessoas residentes em uma mesma região que se une para melhorar o bem estar na comunidade.

Essa associação criar regras e combina estratégias com este objetivo. Pode existir associações de bairros, ruas, e de condomínios fechados.

De acordo com seu tipo, existem características específicas.

Uma associação de bairro trabalha em conjunto com as autoridades locais.

Questões como iluminação precária, falta de policiamento, asfaltamento e outras são tratadas.

A associação de moradores de condomínio fechado já tem o objetivo voltado para os moradores daquele ambiente privado.

Por isso, trabalha junto ao síndico.

Considerando essas características, a reunião de associação de moradores abordam os temas afetos a cada tipo de associação.

Se, por exemplo, a ideia é melhorar a infraestrutura viária da região, discutem formas de promovê-la, atuando junto ao poder público e reunindo possíveis interessados.

Por outro lado, podem discutir a organização de atividades de lazer, atribuindo funções para os participantes, dentre outros pontos.

Diferenças entre a assembleia de condomínio e a reunião da associação de moradores

assembleia de condomínio x reunião de associação de moradores

A assembleia de condomínio e a associação de moradores tem uma semelhança, que é normatizar um pagamento mensal por parte dos moradores.

Ambas são regidas pelo Código Civil, mas por normas diferentes.

E as diferenças não para por aí.

Podemos citar algumas. Veja:

  • Assuntos: enquanto a assembleia de condomínio trata de assuntos específicos da coletividade daquela edificação, a reunião de associação de moradores é mais abrangente, podendo envolver assuntos de uma localidade que abrange vários condomínios.
  • Regulação interna: a assembleia de condomínio é regida pela convenção, enquanto a reunião de associação de moradores é regida por um Estatuto Social.
  • Moradores: um condômino pode ou não participar da assembleia de condomínio, mas em qualquer caso as decisões devem ser cumpridas, como pagar a contribuição condominial que aumentou de valor. Na associação de moradores, a pessoa pode escolher fazer parte ou não da associação. Se não participar, não deve pagar pela contribuição, nem comparecer às reuniões.
  • Prestação de contas: a prestação de contas em assembleia de condomínio ocorre por demonstrativos, mas não há obrigação de escrituração fiscal. Na associação de moradores, é obrigado o registro da contabilidade e a escrituração fiscal, além dos demonstrativos contábeis mensais.

Essas são algumas diferenças entre a assembleia de condomínio e a reunião de associação de moradores. Gostou? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo sobre condomínios!