condomínio de sobrados

Condomínio de sobrados: o que você precisa saber

Veja o que é um condomínio de sobrados e quais os cuidados necessários antes de comprar um imóvel neste tipo de empreendimento.

Atualmente, o condomínio de sobrados vem ganhando espaço no mercado imobiliário. Este modelo de moradia apresenta características específicas.

Para que você entenda melhor tudo isso e saiba sobre os fatores que devem ser considerados ao comprar um imóvel neste tipo de empreendimento, preparamos este artigo. 

Quando falamos em condomínios, logo nos vêm à mente diversos prédios residenciais ou um prédio comercial, em plantas verticais e horizontais.

Mas um condomínio de sobrados é opção cada vez mais viável para famílias que buscam um imóvel para morar que ofereça segurança, lazer e espaço confortável para crianças e adultos desfrutarem de bons momentos.

O condomínio de sobrados tem suas vantagens. Há imóveis de diversas metragens, dos mais reduzidos aos mais amplos.

Além de boa convivência familiar, estes empreendimentos pensam no  espaço adequado para receber amigos com frequência. Geralmente, a arquitetura é diferenciada e há alternativas para todos os tamanhos de bolsos.  

Cuidados a serem tomados ao comprar imóvel num condomínio de sobrados 

condomínio de sobrados
  • Como a oferta é grande, um cuidado inicial é estabelecer a quantidade de cômodos que o imóvel deve ter para atender suas necessidades e de sua família. Se é apenas um casal iniciando a vida, mas com planos de formar uma família maior em breve, o tamanho pode ser um quesito fundamental. O mesmo vale para famílias já formadas. Afinal, o ideal é que todos tenham acomodações confortáveis.
  • Filtre também pelos bairros que mais interessam. Sem isso, quando você se der conta, está avaliando imóveis muito distantes da região onde pretende, de fato, morar. Dê preferência para o condomínio de sobrados que ofereçam boa infraestrutura de serviços por perto. 
  • Atente-se para as áreas que são consideradas comuns no empreendimento que você gostar. Porque há distinção entre sobrados geminados simples em terrenos particulares e sobrados geminados modernos concebidos no conceito de unificação de unidades condominiais. Nestes últimos, há áreas comuns a todos os moradores e você precisa saber quais são elas e os fatores decorrentes desta condição. 
condomínio de sobrados
  • Muitas vezes, o condomínio de sobrados ainda está na planta. Pergunte se terá piscina, jardim, área de churrasco, espaço para recreação infantil, garagens extras, etc. Neste caso, a manutenção e a limpeza destas áreas comuns não ficam a cargo dos moradores, mas são rateadas. E você deve prever estes custos no seu planejamento financeiro. 
  • Outra preocupação é quanto à segurança. Um sobrado geminado submete os vizinhos a uma maior proximidade. Pense que será necessária a construção de um relacionamento de parceria que pode contribuir, inclusive, pra segurança do local. Paralelamente aos serviços de sistemas com câmeras e cercas elétricas. Será que a automação está prevista?

O que o diferencia o condomínio de sobrados para outros tipos de condomínio? 

condomínio de sobrados

O que determina um sobrado é o tipo de construção. A presença de dois ou mais andares na planta caracteriza que o imóvel é um sobrado.

Geralmente, trata-se de um projeto versátil que ganha em metragem e pode ser implementado tanto em terrenos grandes, quanto em áreas menores.

Os sobrados geminados, como o nome já diz, é uma construção gêmea ou idêntica a outras. Eles são iguais na fachada, na disposição dos cômodos, na simetria e no compartilhamento de um mesmo terreno e até de uma mesma parede.

Eles seguem, ainda, o mesmo padrão de arquitetura. 

Uma diferença também importante entre o condomínio de sobrados e outros de casas térreas, por exemplo, está relacionada aos custos de construção dos imóveis.

Os de um sobrado geminado, normalmente, são bem menos salgados do que se você comprar uma casa única e exclusiva num condomínio fechado. 

Sendo assim, seu patrimônio ganha mais poder no mercado. Ou seja, se um dia você decidir vender seu sobrado, será mais fácil fechar negócio.

Imóveis de menor valor tendem a ser vendidos mais fácil e rapidamente.

A manutenção é outro fator de economia.

Os sobrados têm metragens menores de quintal. Áreas pequenas são bem mais fáceis de limpar e manter.

Este aspecto é vantajoso porque a manutenção de casas grandes com diversas áreas ao ar livre demandam altos investimentos para sua manutenção, com pessoal e materiais de limpeza. 

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e leia, agora, nosso artigo sobre 10 coisas que você não sabia sobre casas em condomínio fechado!


Conteúdo similar