As vantagens de morar em condomínio fechado para famílias com crianças são tantas que é necessário um artigo mais longo para abordar este tema. Acompanhe a leitura e saiba, também, quais os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher um bom condomínio fechado para famílias.
Entre tantos aspectos a considerar, a segurança talvez seja o mais importante quando falamos em condomínio fechado para famílias com crianças. Afinal, nestes empreendimentos, a meninada fica muito mais livre para socializar e brincar nas áreas comuns com vizinhos.
Isso porque nos condomínios fechados o controle de entrada e saída de pessoas é bem mais rigoroso. Mas vamos entender quais os demais benefícios?
5 vantagens de morar num condomínio fechado para famílias
Convívio social e laços de amizade
Em tempos nos quais um dos grandes desafios dos pais é tirar as crianças da frente das telas, promover o convívio delas com amigos contribui significativamente para uma infância mais saudável, feliz e produtiva. O mesmo vale para adolescência, período em que é fundamental ter mais contatos sociais. Tudo isso é propiciado por um condomínio fechado para famílias.
Construindo pontes
Morar num lugar assim também proporciona brincadeiras ao ar livre, o que funciona como estímulo à criatividade da criançada. A integração com vizinhos de idades similares ajuda na construção de pontes entre a imaginação e o mundo real. Neste sentido, os equipamentos de lazer também são peças-chave aos estímulos visuais e sensoriais diretamente ligados ao desenvolvimento da coordenação motora.
Viver em comunidade: aprendizado essencial
Crianças que moram em condomínio fechado e interagem mais com adultos e crianças de sua confiança acabam desenvolvendo o senso de comunidade mais fácil e rapidamente. Aprendem a importância do respeito mútuo e da diversidade de opiniões.
Xô sedentarismo!
Além disso, elas ficam longe do sedentarismo devido à quantidade de atividades de recreação e lazer disponíveis. A prática de esportes também é facilitada, possibilitando que elas escolham o que mais gostam de fazer: se jogar tênis, vôlei, basquete, correr, etc.
Responsabilidades compartilhadas
Elas podem ser, inclusive, responsabilizadas por tarefas domésticas como levar o cachorro da família para passear, levar o lixo pra fora nos horários corretos e ajudar o jardineiro a manter as áreas verdes em dia. Tudo na segurança que um condomínio fechado para famílias oferece.
Cuidados na hora de escolher o melhor empreendimento
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que morar em condomínio fechado para famílias com crianças vale a pena. Porém, como sempre, há um outro lado da moeda que deve ser levado em conta na hora de decidir.
O barulho em empreendimentos com muitas crianças é maior, o que muitas vezes impede a boa convivência entre os vizinhos. Tumulto, gritaria, brigas entre os pequenos podem causar polêmicas e mal-estar.
Outro ponto para você ficar de olho é quanto aos equipamentos do espaço kids, academia, brinquedoteca, salão de festas, quadra poliesportiva e demais áreas comuns. Estas devem atender a todas as faixas etárias e também às normas técnicas e padrões de qualidade para realmente garantir a segurança da criançada.
A piscina demanda atenção especial. Trata-se de um espaço perigoso que exige cuidados redobrados. Confira se os pisos são antiderrapantes, se há grades em volta e como o acesso é controlado.
Entre as regras de uso das piscinas, deve constar a não permissão para que crianças frequentem o local desacompanhadas de um adulto ou portando copos e alimentos. O ideal é que não haja tobogãs, trampolins e demais artefatos que possam causar acidentes.
Os espaços de uso comum também precisam possibilitar que pais e responsáveis monitorem e possam intervir nas brincadeiras quando necessário.
O condomínio também deve assumir algumas responsabilidades referentes aos espaços comuns. É preciso, por exemplo, criar regras de convivência, aplicar multas e advertências quando for o caso, manter sempre os locais seguros e em boas condições de uso e administrar conflitos e problemas com os pais ou responsáveis.
Compartilhe