Trabalhar em casa ficou muito mais comum entre os brasileiros depois da Pandemia do Coronavírus. Mesmo sem as restrições sanitárias, surge esta nova necessidade. Mas como escolher o melhor apartamento em condomínio para quem trabalha em home office?
Se você está buscando um imóvel, seja para comprar ou alugar, para trabalhar em home office, acompanhe nossas dicas. São detalhes que vão fazer total diferença entre a decisão certa e a errada. Afinal, o melhor apartamento em condomínio para quem trabalha em casa deve ter algumas características específicas.
O trabalho remoto, que passou a fazer parte da vida de diversos profissionais de todas as áreas e segmentos de atuação, era uma tendência. Ao virar realidade, trouxe certas dificuldades. Espaços até então pouco utilizados rapidamente tiveram que ser adaptados para abrigar, no mínimo, um computador, mesa e cadeira.
Passado o período de improvisações, é natural que se queira comprar ou alugar um apartamento em condomínio que abrigue adequadamente o trabalhador em home office, com conforto, segurança, praticidade e comodidade. De modo que a atividade profissional possa ser executada de forma plena e eficiente e sem incomodar os demais.
O melhor apartamento em condomínio para quem trabalha em home office: cuidados ao escolher
1. Iluminação adequada, de preferência natural
Antes de tomar qualquer decisão sobre o melhor apartamento em condomínio, observe a iluminação do ambiente onde você pretende trabalhar em home office. Não há nada menos improdutivo do que um espaço escuro, onde a luz fraca impeça o trabalho até mais tarde. E cause sono e preguiça.
Prefira a incidência da luz natural que contribui para a manutenção da sua disposição e facilita a concentração. As artificiais podem cansar a sua visão, além de gerar aumento na conta de luz.
Para estar mais próximo à luz natural ou artificial – caso não haja outra alternativa ou você pretenda atuar à noite -, garanta que perto da janela, seja viável colocar uma mesa, cadeira confortável e ergométrica e eventuais prateleiras pro seu material de trabalho.
2. Instalações elétricas e modem
Já que o assunto é energia, certifique-se que o cômodo escolhido para o home office no melhor apartamento em condomínio, tenha vários pontos energizados para notebook, carregador de celular, ventilador, aquecedor, telefone fixo se houver e até mesmo para uma máquina de café, entre outros equipamentos elétricos.
A depender do tamanho do imóvel e de quantas pessoas vão morar junto com você ou não, verifique qual operadora de Internet é a mais adequada para o seu bairro. Converse com os vizinhos sobre as alternativas existentes porque você não pode arriscar e ficar sofrendo por falta de sinal potente de Internet.
Possivelmente, será necessário um modem. Avalie qual o melhor posicionamento para isso e se há tomadas por perto. No mínimo 3 delas.
3. Ventilação deve garantir conforto térmico
Levando em conta que você vai passar bastante tempo no seu canto de home office, é imprescindível que o espaço seja devidamente arejado. A circulação de ar é fundamental para que as 8 ou mais horas de trabalho ofereçam comodidade e condições saudáveis.
4. Localização: analisando os riscos de barulho
Qual a distância entre o possível home office e os demais cômodos do melhor apartamento em condomínio? Será que fica vizinho ao quarto das crianças, onde certamente haverá muito barulho? O nível de ruído do ambiente não pode ser muito elevado e intermitente. Não há trabalho que renda nesta situação.
O lugar para o home office deve ser o mais reservado e silencioso possível. Tudo em nome da concentração. Supondo que o espaço desejado seja colado à cozinha. Liquidificador, batedeira e outros utensílios domésticos podem impedir seu poder de foco. Cuide também para que a janela não fique de frente à piscina ou parquinho infantil do condomínio.
Do mesmo modo, garanta que suas reuniões não incomodem os outros moradores do seu apartamento em condomínio. Se você trabalha com música, por exemplo, talvez seja necessário prever um isolamento acústico.
Compartilhe