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Área de lazer do condomínio: veja algumas regras essenciais

Algumas regras são essenciais para o uso da área de lazer do condomínio. Vamos saber mais sobre estas regras condominiais? Confira o post completo!

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Há regras que são essenciais para o uso da área de lazer do condomínio. Vamos saber mais sobre estas regras condominiais para garantir que o lazer não se transforme em acidentes ou incômodo.

 

A área de lazer do condomínio é um dos principais atrativos para quem decide fazer um investimento neste tipo de imóvel buscando mais qualidade de vida. Ter tudo mais perto, evitando deslocamentos e trazendo conforto para toda a família são objetivos destes empreendimentos.

 

Regras condominiais e sua importância para organizar a vida em comunidade

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Viver em comunidade exige o respeito à algumas regras. E, também, uma fiscalização rígida por parte do síndico para que as regras condominiais sejam devidamente cumpridas visando o bem-estar de todos.

 

Neste contexto, o ideal é que as definições sejam estabelecidas em assembleia, façam parte do Regulamento Interno e sejam amplamente divulgadas para todos os moradores.

Aqui recomendam-se informativos periódicos aos condôminos e a instalação de placas ou cartazes orientativos nas dependências comuns.

 

Desta forma, se alcança o êxito em aliar saúde, lazer, descanso, diversão, conforto e integração social sem estresse. Veja agora algumas questões que são fundamentais para serem definidas e aplicadas para que todos saibam como funciona morar em condomínio.

 

Área de lazer do condomínio: O que precisa ser avaliado?

Veja o que deve ser discutido e definido para cada área:

 

Piscinas

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  • Proibição ou não do uso de copos e taças de vidro ou materiais cortantes junto à piscina;
  • Permissão para que funcionários dos moradores entrem na água. Exemplo: babás;
  • Permissão para visitantes dos moradores frequentarem as piscinas;
  • Restrição sobre o número de banhistas que podem entrar num mesmo horário (principalmente no Verão);
  • Entrada na água com protetor solar, bronzeador e creme de cabelo que podem prejudicar a limpidez da água e causar reações alérgicas nos demais usuários;
  • Proibição de levar alimentos e bebidas para a borda da piscina.

 

Atividades físicas em academia e demais áreas

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  • Horários para a prática de atividades esportivas nas quadras;
  • Horários para o uso dos equipamentos na academia;
  • Uso desta área comum por visitantes;
  • Presença de personal trainers.

 

Salão de festas

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  • Processo para reserva do salão de festas e período de vigência para cada reserva;
  • Avaliar a necessidade de um sistema online para este controle das reservas;
  • Regras para limpeza do espaço. Se terceirizado ou feita pelos próprios funcionários do condomínio;
  • Se a limpeza será paga como taxa extra ou não;
  • Sobre horários de silêncio;
  • Informar o número de convidados.

 

Espaço gourmet e Churrasqueiras

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  • Avaliar melhor sistema de agendamento;
  • Regras para uso e entrega do ambiente. O melhor é elaborar um termo de entrega e recebimento da área;
  • Utilização de copos plásticos, pratinhos, talheres e outros utensílios;
  • Definição sobre a limpeza do local após o uso;
  • Cobrar ou não uma taxa de limpeza extra ou incluir no valor da locação do espaço, se houver;
  • Orientar sobre o volume do som das músicas e conversas.

 

Brinquedoteca

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  • Estabelecer uso dos equipamentos conforme idade, altura e peso das crianças;
  • Definir uma política de uso para os brinquedos;
  • Evitar ou não equipamentos como pula-pula;
  • Permanência de bebês e crianças menores sem a companhia do responsável;
  • Sobre o uso de objetos pequenos, pinos de brinquedos, rodinhas de carrinhos que soltam, massa de modelar e outros que oferecem riscos às crianças;
  • Horários de abertura e fechamento do espaço.

 

O que fazer quando as regras condominiais não são cumpridas?

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As penalidades para quem não cumprir as regras condominiais também devem constar do Regimento Interno. Quais multas/valores serão aplicados? Quais serão as punições?

Os temas que não estiverem no regimento podem ser determinados pelo síndico com a anuência dos conselheiros.

 

Será preciso colocar como regra que os danos nas instalações comuns, móveis, equipamentos e utensílios serão de responsabilidade da unidade condominial que realizou a reserva.

E lembre-se: áreas comuns, de lazer ou não, não podem ser usadas como depósito de móveis e demais pertences dos condôminos.

 

Não se esqueça, ainda, de definir as regras para a permanência e movimentação de pets nas áreas de lazer.

Tema polêmico relacionado com a limpeza dos locais e respeito aos que pensam de forma diferente.

 

Gostou? Então, leia também quais são as principais regras de condomínio!