condomínio de casas iguais

Condomínio de casas iguais: vantagens e desvantagens

O condomínio de casas iguais apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas por quem se interessa por um imóvel neste empreendimento.

Recentemente, os condomínios de casas iguais foram ganhando cada vez mais espaço. Como todo empreendimento imobiliário, esta é uma tendência que apresenta vantagens e desvantagens, mas que veio pra ficar.

Vamos conhecer todas elas. Assim, você pode tomar a melhor decisão. 

O aumento da violência e a busca por maior qualidade de vida fizeram surgir no Brasil, ainda na década de 1970, os condomínios residenciais.

A insegurança das grandes cidades e a nostalgia dos tempos em que as crianças eram livres pra brincar na rua e os vizinhos podiam conversar tranquilamente nas calçadas impulsionou este mercado.

No princípio, esse tipo de moradia era reservado apenas para as classes mais altas. Aos poucos, novos modelos de condomínios foram sendo ofertados, tornando-os mais acessíveis a uma parcela maior da população.

Veja, agora, as vantagens dos condomínios de casas iguais

condomínio de casas iguais
  • A  segurança que os condomínios oferecem é inegável: o controle de acesso de pessoas funciona 24 horas por dia e 7 vezes por semana;
  • Tal controle proporciona tranquilidade, principalmente pra quem tem filhos pequenos ou jovens. Os pais sabem que eles estão seguros em casa, mesmo que seja necessário ficarem sozinhos; 
  • Também nos períodos em que a família sai de férias, deixando a casa vazia por vários dias, é um alívio saber que o imóvel não será alvo da criminalidade; 
  • Alguns condomínios de casas iguais têm ainda ronda motorizada, o que só reforça a segurança;
condomínio de casas iguais
  • São muitas as áreas comuns que favorecem o convívio social entre os moradores: piscina, jardins, academia, churrasqueira e brinquedoteca;
  • Em alguns casos, há hortas comunitárias que permitem, além de interação social, uma alimentação agradável;
  • As taxas relativas a essas áreas comuns não são tão altas considerados os benefícios. Os valores são divididos entre os condôminos. Desta forma, é possível aproveitar de várias opções de lazer por um custo razoável, dentro de uma área segura;
  • Num condomínio de casas iguais, a preocupação com projeto e construção está eliminada. Basta entrar na casa já pronta, com paisagem sempre bonita por conta do projeto paisagístico dos imóveis.

O outro lado da moeda: as desvantagens

condomínio de casas iguais

Morar num condomínio de casas iguais pode ser desagradável pra algumas pessoas que não veem com bons olhos o fato de ter uma casa igualzinha a de seus  vizinhos.

Afinal, neste modelo de empreendimento, mudanças da fachada não são permitidas. 

Manter a identidade visual do local é uma regra que não pode ser quebrada. Portanto, cabe a cada morador criar formas de personalizar sua casa através de, por exemplo, um projeto original de jardinagem ou iluminação diferenciada.

condomínio de casas iguais

Embora as taxas condominiais sejam reteadas entre os condôminos, estas são uma despesa mensal constante e que pode ser alta, dependendo do padrão de toda infraestrutura. 

É bom lembrar também que todas as decisões relativas à manutenção de áreas comuns, bem como as regras que regem a convivência dos moradores dos condomínios de casas iguais, são decididas pelo conjunto de condôminos. 

Ou seja, nem sempre a sua opinião será levada em conta ou será igual à da maioria. Isso pode criar desconfortos e até mesmo desavenças entre os condôminos.

condomínio de casas iguais

Em muitos dos condomínios de casas iguais, o projeto paisagístico não permite muros ou portões muito altos. Em vários deles, apenas um gramado separa uma casa da outra. Isso significa que a sua privacidade pode ser comprometida.

Outro aspecto que pode ser considerado uma desvantagem é que, além de sua casa ficar mais visível, o barulho de vizinhos e seus pets têm boas chances de se tornar um grande incômodo.

Agora que você já sabe quais os prós e contras dos condomínios de casas iguais, será mais fácil decidir!

Leia, também, nosso Guia Completo sobre Condomínio de Lotes


Conteúdo similar