condomínio industrial

Tudo sobre condomínio industrial

Você sabia que condomínio industrial também tem síndico? E que há inúmeras vantagens para as indústrias que decidem fazer parte de algo assim? Entenda.

Sempre que ouvimos falar de condomínio, vem à mente um conjunto de casas, apartamentos, chácaras, escritórios e salas comerciais. Mas hoje vamos falar do condomínio industrial.

 

Você sabia que condomínio industrial também tem síndico? E que há inúmeras vantagens para as indústrias que decidem fazer parte de algo assim?

Então, acompanhe este artigo e saiba tudo sobre condomínio industrial.

 

Condomínio industrial: Origem, definição e benefícios

condomínio industrial

 

Esta estrutura conhecida como condomínio industrial teve origem entre as montadoras de automóveis.

Nessa configuração, os muitos fornecedores necessários à montagem dos carros se instalam junto às plantas das indústrias automotivas, reduzindo custos com estoques, processos, transporte e facilitando a integração entre parceiros.

 

Estando mais perto, os fornecedores entregavam seus produtos em pequenos lotes garantindo o famoso “just-in-time”, sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata.

Além disso, ficou muito mais facilitada a presença deles em novos projetos, gerando uma relação ganha-ganha para ambas as partes.

 

Este tipo de iniciativa foi ganhando força, principalmente a partir do conceito de que, cada vez mais, todas as empresas — e não somente as montadoras — deveriam se dedicar ao seu “core business” (núcleo principal do negócio), terceirizando as demais necessidades.

 

Surgiram, então, os condomínios industriais, uma ampla área onde cada empresa tem seu galpão e todas se beneficiam de espaços comuns como portarias, restaurantes, postos médicos, serviços de segurança, transporte de funcionários, farmácia, lojas, auditórios, estacionamentos, enfim uma série de serviços que beneficiam toda a comunidade.

 

Geralmente, as empresas são de porte semelhante e ocupam este parque industrial com todos estes equipamentos para o uso coletivo.

A redução de custos e a integração são as principais vantagens, entre tantas outras.

 

Quais os desafios do síndico deste tipo de empreendimento?

condomínio industrial

 

Se administrar condomínios mistos, residenciais e comerciais já é uma grande responsabilidade, o síndico e os participantes do conselho gestor em um condomínio industrial têm o dobro de desafios. Isso devido ao tamanho e à complexidade envolvida nesta forma de atuação.

 

Normalmente eleitos pela comunidade industrial, os síndicos destes empreendimentos zelam pela segurança dos trabalhadores de todas as empresas ali instaladas, de uma infinidade de prestadores de serviços e dos visitantes.

 

São eles que garantem, ainda, o conforto, a mobilidade, a salubridade do ambiente e a integridade de 100% dos ocupantes do condomínio industrial.

 

Em algumas regiões do País, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro costuma-se dizer que síndico deste tipo de empreendimento é como se fosse o prefeito de uma pequena cidade, devido às várias funções e ao desafio de agradar a todos.

 

Demais atribuições e atividades do síndico de condomínio industrial

condomínio industrial

 

Considerando tudo isso, o síndico do condomínio industrial deve estar bastante atento e inspecionando aspectos, que vão desde uma deficiência de iluminação em certo trecho, passando por situações de riscos que requerem uma gama de atitudes preventivas até os cuidados relacionados à estrutura de todas as edificações.

 

Também fazem parte do rol de atribuições de um síndico de condomínio industrial:

  • Gerenciamento da malha viária interna;
  • Manutenções periódicas;
  • Verificações constantes de eventuais vazamentos e infiltrações;
  • Programação das dedetizações necessárias para controle de pragas e evitar proliferação de insetos;
  • Criação, organização e conferência da capacitação das brigadas de incêndio;
  • Definição e comunicação das regras para a logística de entrada e saída de produtos, automóveis, caminhões e pedestres.

 

Setor deve continuar crescendo

condomínio industrial

 

Apesar da crise econômica, há previsões de que o número de condomínios industriais deve continuar crescendo e com ainda mais áreas construídas.

Vale lembrar que, mesmo assim, o Brasil ainda está bem distante do Canadá e dos EUA, países onde estes empreendimentos estão muito mais presentes.

 

Já em relação às cidades que abrigam condomínios industriais, São Paulo é um dos mercados mais atrativos.

Por outro lado, Campinas e região, por exemplo, já apresentam saturação, enquanto que Jundiaí (SP) tem um mercado com bastante potencial e locações de galpões industriais por valores bem convidativos para o empresário que queira levar sua empresa para um condomínio industrial.

 

Quer saber também como funciona um condomínio de chácaras? Então, leia este artigo que preparamos para você!

Conteúdo similar