Você sabe como funciona um condomínio de chácaras? Se já é um sonho ter uma casa em condomínio fechado, imagine então um espaço ainda maior.
Os benefícios são muitos e impactam positivamente a qualidade de vida de quem consegue esta realização.
Mas há alguns cuidados a serem tomados. Quando as questões principais são observadas antes da compra de chácara em condomínio fechado e mesmo depois, elas não serão necessariamente pontos negativos.
Confira a seguir o que considerar antes de se aventurar em um condomínio de chácaras!
Chácara em condomínio fechado: Benefícios e vantagens
Vamos começar pelos pontos positivos antes de trazer os pontos de atenção? Ter um espaço em um condomínio de chácaras pode trazer muitas vantagens aos moradores.
Que tal mais saúde física e emocional?
Uma chácara em condomínio fechado quase sempre é garantia de comodidade e uma vida mais sossegada porque geralmente a localização deste tipo de empreendimento é longe do corre-corre e do barulho dos grandes centros urbanos.
Neste ambiente mais calmo é possível ter muito mais privacidade e liberdade.
Sem o barulho dos carros, motos e demais veículos motorizados, poluição e obras constantes, o contato com a natureza sem a perturbação de vizinhos com outros gostos é garantia de muito mais saúde física e emocional.
Você está buscando maior segurança?
Difícil encontrar alguém que não esteja preocupado com a sua própria segurança e de seus familiares, não é mesmo?
Viver numa chácara em condomínio fechado é sem dúvida, muito mais seguro.
E não estamos falando das cercas ou muros em cada espaço, pois sabemos que essas estruturas não são suficientes para garantir 100% de segurança.
O ponto central são os sistemas modernos e inteligentes de acesso e vigília constante, tais como câmeras de monitoramento 24 horas, circuito vedação elétrica, rondas noturnas e diurnas.
O custo desse completo sistema de segurança é dividido entre vários donos de lotes, o que já é um ponto positivo, mas cumpre bem o que promete: dificultar os roubos, assaltos, atos de violência ou vandalismo.
Leia:
Afinal, tudo que disser respeito à segurança é responsabilidade de empresas especializadas e com profissionais capacitados. Na prática, sobra muito mais tempo e recursos financeiros para que os proprietários façam as intervenções que desejarem em seus lotes.
Quer lazer, comodidade e atividade física bem pertinho?
Geralmente os condomínios fechados de chácaras têm uma infraestrutura bastante completa.
E aqui nem estamos falando de água, energia, água e saneamento básico, mas de total atendimento às normas e legislações vigentes.
O alto padrão também está nos espaços comuns para o lazer, entretenimento e relacionamentos saudáveis para pessoas de todas as idades, momentos de integração e brincadeiras.
Um condomínio de chácaras também costuma oferecer piscinas, quadras, academias, playground, só para citar algumas comodidades.
O seu negócio é investir?
A localização privilegiada dos condomínios fechados já tem um bom valor de mercado e esta tendência só deve crescer.
Se você quer obter alta valorização para o seu investimento não deixe de pensar seriamente em comprar um ou mais lotes num condomínio de chácaras.
Aqui, no entanto, cabe cautela: mesmo com a chácara desocupada, a taxa condominial deve ser paga em dia e mensalmente. Coloque isso no seu cálculo!
Cuidados importantes que valem para todos os condomínios
Ter uma chácara em condomínio fechado é semelhante a ter uma casa neste tipo de empreendimento.
Afinal, estamos falando de uma determinada área dividida em lotes distribuídos em diversos proprietários.
O estabelecimento de condomínios fechados é regulamentado pela prefeitura da cidade em questão. A incorporadora precisa apresentar um projeto, que deve ser aprovado pela municipalidade antes de ser divulgado, inclusive. Só com a aprovação é que as obras podem começar.
Se o interessado vai comprar um lote para ter uma chácara em condomínio fechado ou um terreno que já esteja definido para este fim é uma questão de escolha.
Mas fique atento a uma questão que pode causar muita confusão: há diferenças claras entre condomínio fechado e loteamento.
No loteamento, seja de casas, prédios, sítios ou chácaras, as vias externas aos lotes são consideradas de domínio público. Nos empreendimentos em condomínios fechados, o proprietário do lote tem o domínio da área privativa e da área pública.
Por isso, antes de decidir comprar um terreno, verifique se ele se localiza em um loteamento ou em um condomínio fechado de chácara para atender às suas necessidades.
Quais as regras para condomínios de chácaras?
As regras para condomínios de chácaras são estabelecidas no momento da instituição do condomínio por meio de memorial descritivo e da convenção de condomínio.
Vale lembrar que a instituição é o ato de individualizar e caracterizar as unidades autônomas do terreno, o que ocorre antes mesmo das construções das chácaras.
Por isso, é comum que o responsável pelo empreendimento, em obediência à lei municipal, faça o registro do condomínio no Cartório de Imóveis. Neste momento, ele entregará também a convenção de condomínio, que traz todas as normas pertinentes.
Podem existir normas sobre a construção em condomínio fechado, por exemplo, vedando a colocação de muros ou de cercas. Na convenção, os proprietários verão disposições sobre as unidades de propriedade exclusiva e as áreas comuns, taxa condominial, assembleias, direitos e deveres, além do regimento interno.
Portanto, as regras de condomínios de chácaras constam nas leis internas.
Qual legislação se aplica a este tipo de empreendimento?
O Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) é a norma que guia qualquer empreendimento caracterizado como condomínio.
Esta lei traz regras sobre o registro, a administração e a extinção do condomínio, os direitos e deveres dos condôminos, dentre outros assuntos.
É importante conferir, também, eventual lei municipal que trate especificamente do assunto.
Como regularizar um condomínio de chácaras?
O ato de regularizar um condomínio de chácaras é, de forma simples, adequar o empreendimento à lei.
Ele é feito em 7 etapas básicas:
- Expedição do Habite-se (autoriza a ocupação e o uso da edificação), que deve ser solicitado na prefeitura pela construtora ou incorporadora;
- Inscrição das unidades (terrenos) no Cartório de Registro de Imóveis;
- Elaboração da Convenção de Condomínio;
- Eleição de síndico e de conselho consultivo;
- Desmembramento do IPTU por unidade;
- Registro do condomínio no Cartório de Registro de Imóveis;
- Inscrição do condomínio no CNPJ.
Entendeu melhor sobre a chácara em condomínio fechado? Antes de usufruir de todos os benefícios que este empreendimento proporciona, é preciso saber mais sobre seu funcionamento, certo?
Compartilhe