Vai dar início a um projeto de construção ou reformar os espaços de lazer do seu condomínio? Então, você precisa conhecer as principais tendências em revestimentos para áreas comuns. As opções encontradas no mercado são bem variadas seja quanto aos materiais, cores e padrões.
O desafio e a responsabilidade são grandes. Porque garagens, piso térreo, recepção e salões de festas, por exemplo, se destacam funcionando como verdadeiros cartões de visita do empreendimento, não é mesmo?
Portanto, é importante entender quais as tendências em revestimentos para áreas comuns de condomínios e avaliar os mais adequados às suas necessidades. A harmonização e sustentabilidade do projeto dependem das características do lugar e dos aspectos que estão em alta hoje e devem permanecer em evidência nos próximos anos.
Multiplicação das áreas comuns: movimento que veio pra ficar
O mercado que envolve as tendências em revestimentos para áreas comuns de condomínios se apresenta muito aquecido. A razão está diretamente relacionada ao direcionamento de oferecer cada vez mais espaços de lazer e entretenimento aos moradores.
Os empreendimentos novos já trazem este movimento inovador de proporcionar, no mesmo endereço, muito mais que moradia. Mas também qualidade de vida, conforto, segurança, praticidade e estreitamento de laços afetivos para pessoas de todas as idades.
Neste cenário, os espaços compartilhados convivem harmoniosamente com áreas verdes. E ganham destaque, os ateliers para os chefes de cozinha ou artistas, salas de reunião, lavanderias, espaços para ioga e meditação, academia, redário, brinquedoteca, espaço teen, sala de leitura, cinema e coworking. Tudo isso visando maior comodidade aos moradores.
Veja, então, as tendências em revestimentos para áreas comuns de condomínios
- Os porcelanatos polidos continuam em alta. Estes tipos de revestimento podem ser aplicados isoladamente ou em conjunto, realçando um trecho numa área mais ampla. Por serem cerâmicas, são passíveis de recortes especiais. Cabe ao projetista definir onde colocar uma espécie de tapete, causando efeito surpreendente.
- Entre as principais tendências em revestimentos para áreas comuns de condomínios, estão também, neste ano, os produtos com superfície brilhante. Estes continuam transmitindo um sinal de requinte, sobretudo em locais de convivência com metragens maiores. Por exemplo, o salão gourmet, salão de festas e corredores do piso térreo.
- Ainda entre os revestimentos cerâmicos, vale ressaltar aqui que os monocolores em tons atemporais e clássicos raramente caem em desuso. O resultado atende as expectativas de clientes que prezam por ambientes bem elaborados e, ao mesmo tempo, sofisticados.
- O piso intertravado, também conhecido como piso grama, pode ser utilizado em vagas de garagem ao ar livre. Além de ser uma tendência que continua em voga, sua característica altamente drenante confere resistência ao tráfego dos automóveis.
- Para espaços amplos e de grande circulação de pessoas, como o entorno da piscina e churrasqueiras, uma tendência que vem forte é a utilização de tonalidades contemporâneas como o bege, o preto, o marfim e o branco. Reforçando a segurança, a recomendação é priorizar os acabamentos acetinados ou foscos. Detalhe: esta combinação preserva a limpeza dos ambientes e podem compor de modo equilibrado com outras escolhas mais coloridas.
- Quando o objetivo do revestimento é garantir resistência mecânica e durabilidade, o piso cimentício ainda vem se destacando entre as tendências em revestimentos para áreas comuns de condomínios. Pode ser uma boa escolha para as áreas molhadas, por suas propriedades antiderrapante e atérmica.
Pontos de atenção ao escolher revestimentos para áreas comuns de condomínios:
Não decida nada sozinho. Claro que será impossível atender e agradar 100% dos moradores, que têm estilos e gostos totalmente diferentes. Porém, o ideal é chegar a um consenso. Aproveite uma assembleia de condôminos para levar algumas alternativas. Apresente as características e custos envolvidos em cada opção. E coloque em votação. A maioria ganha.
Outra decisão que pode ser muito acertada é partir para a chamada renovação visual. O Sistema Fibersals é uma solução definitiva para acabar com as infiltrações e também uma oportunidade para o cliente renovar o visual do local impermeabilizado. Veja aqui fotos comparando o visual da área antes e depois da aplicação do Sistema Fibersals.
Se informe, ainda, a respeito de um sistema de impermeabilização com centenas de opções de acabamento, entre eles, os com flocos de pedra natural e os de madeira sintética.
Compartilhe