A contratação de funcionários do condomínio é um papel de extrema responsabilidade do síndico. Além da preocupação em admitir profissionais capacitados, resilientes e alinhados às boas práticas de atendimento, é fundamental que exista um elo de confiança entre os moradores e os contratados.
Porém, não se iluda: na prática, não existe o funcionário ideal. Portanto, a proposta é buscar o profissional que mais se enquadre no perfil do condomínio.
Para que a contratação seja o mais adequada possível, é preciso definir o perfil profissional que se está buscando, as atribuições e os conhecimentos que o candidato deve ter.
Veja, por exemplo, as principais características para as seguintes funções:
Porteiro
Para esta função, é muito importante verificar postura, capacidade de interação com os condôminos, jogo de cintura, facilidade na comunicação, conhecimento em segurança e sobre o que fazer em situações complicadas, como assalto, incêndio, brigas entre condôminos, entre outros problemas.
Antes de assumir o cargo, é importante que o funcionário passe por treinamento, realizado internamente ou por meio de empresas especializadas nesse tipo de capacitação.
Limpeza e conservação
Observar as seguintes características: asseio, limpeza e organização, além da capacidade de seguir um cronograma para realização dos serviços.
Verificar se o funcionário tem o capricho necessário para cumprir o trabalho de forma propícia.
Zeladoria, supervisão ou gerência predial
Capacidade de liderar, de relacionamento interpessoal e de se comunicar, já que este profissional será o responsável por passar aos demais funcionários as prioridades do dia no condomínio.
Conhecimento teórico e técnico também são importantes para garantir e zelar por toda a estrutura condominial.
Dicas básicas para contratação dos funcionários do condomínio
Vamos abordar o passo a passo para contratar funcionários do condomínio, a fim de evitar escolhas que possam trazer problemas futuros.
Vamos lá!
1. Detalhe o perfil das vagas
Descreva a vaga com todos os seus detalhes, para receber inscrições apenas de pessoas com as características procuradas.
Destaque os seguintes itens:
- função (zelador, porteiro, segurança, por exemplo);
- salário e benefícios;
- dias e horários de expediente;
- responsabilidades do cargo.
2. Descreva as características do profissional desejado
Qual o perfil ideal de profissional que você deseja contratar para o condomínio? A partir desta pergunta, descreva as habilidades, personalidade, capacitação e competências desejadas.
3. Faça a divulgação da vaga
Quanto mais divulgar, maior a chance de conseguir mais candidatos e de encontrar um funcionário com o perfil que você deseja.
Use o boca a boca, mas também as redes sociais, sites e os demais meios que achar conveniente.
4. Busque por referências
Peça recomendações de pessoas que você confia, inclusive aos funcionários do condomínio. Consulte as redes sociais e seu círculo de amizades.
Busque saber onde o candidato já trabalhou e consulte os síndicos envolvidos para saber qual foi o motivo da saída do profissional.
5. Elabore as entrevistas depois de analisar e escolher os currículos compatíveis com a vaga
Escolha um local em que possa realizar as entrevistas e marque horário com os candidatos que passaram pela triagem dos currículos.
Durante a entrevista, procure anotar os pontos fortes e os pontos fracos do profissional, para não esquecer na hora da decisão final de contratação.
6. Siga as obrigações legais e contratuais quando decidir pela admissão
O candidato passou na entrevista e agora chegou a hora de prosseguir com as burocracias para contratá-lo.
Caso nenhum candidato tenha atendido às suas expectativas, mantenha a divulgação da vaga.
Às vezes, é melhor esperar e ter calma, em vez de contratar alguém e depois se arrepender.
No caso de aprovação de candidato, se possível, conte com a ajuda de uma administradora de condomínios que tenha experiência e conhecimento a respeito do assunto.
É bom lembrar que os funcionários do condomínio podem ser contratados ou terceirizados. No caso de contratação direta do funcionário, o profissional precisa ter a carteira assinada, seguindo todos os trâmites legais, conforme já dissemos acima.
Compartilhe