Você sempre sonhou em ser dono de casa em condomínio? Essa pode ser uma ótima opção para quem busca segurança, conforto e lazer.
Porém, ao optar por esse tipo de moradia, é preciso estar ciente de que existem algumas regras de convivência que devem ser respeitadas por todos os moradores.
Essas regras visam garantir o bem-estar coletivo e evitar conflitos entre os vizinhos, e elas incluem algumas proibições.
Confira a seguir.
3 coisas que um dono de casa em condomínio não pode fazer
Quais são as coisas que um proprietário de casa em condomínio fechado não pode fazer, que um dono de casa fora de condomínio poderia?
Veja!
1. Fazer obras ou reformas sem autorização
Se você quer fazer alguma obra ou reforma na sua casa, seja para ampliar, modificar ou melhorar o imóvel, você precisa solicitar a autorização do condomínio e seguir as normas estabelecidas pela convenção e pelo regimento interno.
Essas normas podem variar de acordo com cada local, mas geralmente incluem:
- Não causar danos ou sujeira nas áreas comuns, como calçadas, jardins e ruas;
- Apresentar o projeto da obra, com a assinatura de um engenheiro ou arquiteto responsável;
- Não comprometer a segurança, a estabilidade ou a salubridade de outros equipamentos do condomínio;
- Não alterar a fachada ou a estrutura da casa, preservando a harmonia arquitetônica do conjunto, quando se tratar de condomínio de casa iguais;
- Respeitar os horários permitidos para a realização da obra, evitando barulho excessivo e perturbação do sossego dos demais moradores.
Quando o proprietário possui uma casa fora de condomínio, várias dessas preocupações não se aplicam, certo?
- Leia também: Regras para construir em condomínio fechado
2. Estacionar em vagas alheias ou indevidas
Outra coisa que um dono de casa em condomínio não pode fazer é estacionar o seu carro em vagas que não sejam as suas ou que estejam reservadas para visitantes, funcionários ou pessoas com deficiência.
Cada casa tem direito a uma ou mais vagas de garagem, que devem ser respeitadas pelos demais condôminos.
Há locais nas vias em que o estacionamento é proibido, e isso deve ser respeitado.
Além disso, é preciso seguir as regras de trânsito dentro do condomínio de casas, como respeitar a velocidade máxima, a sinalização e a preferência dos pedestres. Caso contrário, o infrator pode ser multado ou até ter o seu veículo guinchado.
3. Ter animais de estimação sem controle
Ter um animal de estimação em casa pode ser uma fonte de alegria e companhia, mas também exige responsabilidade e cuidado.
Um dono de casa em condomínio não pode deixar o seu animal solto pelas áreas comuns, sem coleira ou guia, nem permitir que ele faça barulho, sujeira ou que ataque outras pessoas ou animais.
É preciso recolher as fezes do animal, mantê-lo vacinado e vermifugado, e respeitar as normas do condomínio sobre o porte, a quantidade e as espécies permitidas. Fora do Brasil, inclusive, é muito comum a restrição sobre algumas espécies.
Alguns condomínios podem exigir o uso de focinheira ou de transporte adequado para os animais nas áreas comuns.
Ser dono de casa em condomínio pode ser muito vantajoso, mas também exige o cumprimento de algumas regras de convivência que visam garantir o bem-estar de todos.
Ao segui-las, você contribui para uma convivência harmoniosa e pacífica no seu condomínio.
E, claro, há coisas que são permitidas e proibidas em qualquer tipo de condomínio.
Compartilhe