grupo do condomínio no whatsapp dicas

Dicas para o grupo de condomínio no Whatsapp não virar bagunça

Antes que seja criado um grupo de condomínio no Whatsapp extra-oficial sem a inclusão do síndico, é pra lá de importante que se crie um grupo “oficial”.

Antes que seja criado um grupo de condomínio no Whatsapp extra-oficial sem a inclusão do síndico, é pra lá de importante que o próprio crie um grupo “oficial”, evitando assim gerar fofocas que prejudicam sua gestão e não trazem benefício algum para o condomínio.

 

Mas como todo grupo no Whatsapp, há algumas inconveniências e falta adequação ao objetivo inicial.

Porque sempre há aqueles dispostos a contribuir positivamente, mas também há quem por ingenuidade ou má-fé faça mau uso gerando polêmicas desnecessárias.

 

Para que você não caia nesta cilada, vamos dar algumas dicas de regras para serem seguidas no grupo do Whatsapp do condomínio. Acompanhe!

 

Dicas para o grupo de condomínio no Whatsapp não virar bagunça

 

Administrador do grupo deve ser o síndico

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

O ideal é que o próprio síndico seja o único administrador. Desta forma, ele é quem coloca as pessoas que farão parte do grupo e só ele pode acrescentar outras conforme necessidade.

 

Antes da criação do grupo, leve a ideia à assembleia.

E se não houver a aprovação de todos, prefira trocar informações por WhatsApp de forma individual.

Isto porque ainda há pessoas que, por falta de habilidade ou tempo mesmo, preferem não receber notificações do condomínio por este canal de comunicação.

 

Ah! Detalhe importante: Na hora de criar o grupo, o melhor é dar o nome do próprio condomínio fugindo de brincadeiras ou duplo sentido.

 

Definir e esclarecer objetivo do grupo

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

Assim que o grupo for criado, batizado e composto, divulgue seu objetivo. Esclarecer aos condôminos o que se espera do grupo logo no início contribui para evitar o mau uso.

 

Servirá também para os comunicados oficiais, como aviso sobre reunião de condomínio? Será apenas para ouvir sugestões de melhorias? Funcionará como um canal de reclamações? Ou se restringirá a questões de segurança, por exemplo?

 

Regras e sanções: O combinado não é caro

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

O mesmo vale para as regras do grupo.

Uma vez definidas, comunique-as de forma objetiva e clara no próprio grupo no Whatsapp.

 

Não hesite em avisar que o administrador do grupo terá o direito de advertir um participante, caso haja descumprimento de regra divulgada. E qual será a atitude em caso de reincidência.

 

Proíba política, religião, piadas de qualquer natureza e bom dia e boa noite

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

Certamente você já passou por isso. A tia querida que você não vê faz tempo criou o grupo da família e todos acharam ótima a ideia para trocar informações. Em pouco tempo tem gente brigando por causa do candidato A ou B. Alguns saindo do grupo ofendidos.

 

Ou ainda, gente saindo do grupo depois de intermináveis “bom dia” ou “boa noite” (e o telefone de todo mundo apitando a todo instante!).

 

Se isso ocorrer dentro do grupo de condomínio no Whatsapp, o desastre é ainda maior. Isso porque ele deixa de ser um canal de comunicação com todos, e pode acabar perdendo seu objetivo.

 

Não compartilhar coisas que não são assuntos do condomínio

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

O melhor é usar o grupo como quadro de avisos. Afinal, as mensagens devem ser curtas, sem muitos detalhes, mais para lembretes mesmo.

Hoje em dia, a vida é corrida para todos e os textos mais longos e informações mais bem explicadas, como balancete do condomínio, por exemplo, precisam ser enviadas de forma oficial, por email e/ou impressas.

 

Nunca exponha no grupo nomes de inadimplentes

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

Independentemente dos objetivos traçados pelo síndico para o grupo no Whatsapp, ninguém pode cair no erro de expor os demais condôminos a situações constrangedoras, antiéticas e até mesmo ilegais.

 

Expor nomes de inadimplentes, por exemplo, está fora de cogitação. Preste bastante atenção, também, quanto à violação da intimidade e outras questões que podem até levar a processos judiciais.

 

Lugar de fofocas é na TV aberta

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

Sempre é bom lembrar que grupo de condomínio no Whatsapp não é lugar de fofocas.

Há muita gente e cada um interpreta de uma maneira diferente o que é escrito. O respeito deve ser o convidado principal deste tipo de grupo.

 

Confusões à vista?

grupo do condomínio no whatsapp dicas

 

Prefira escrever as mensagens. O envio de áudios no grupo no whatsapp deve ser evitado por dois motivos:

Ao digitar se pensa melhor no que será mandado. E assim diminui-se o risco de confusões.

 

Sabendo utilizar a tecnologia, ela é uma ótima ferramenta. Em caso de grupo de condomínio no Whatsapp, também vale esta ideia. Se gostou deste artigo, leia também sobre quem pode convocar assembleia.