Embora seja facultativo, o conselho do condomínio contribui para a transparência, democracia e representatividade do empreendimento. Para ser produtiva, a reunião de conselho de condomínio precisa se ater aos temas e às deliberações mais necessárias para aquele momento.
Vale destacar que a Convenção de Condomínio traz as regras internas sobre os conselhos condominiais amparada pelo Código Civil. O artigo 1.334 concede liberdade à convenção para criar órgãos que entenda ser conveniente para a gestão do condomínio.
O conselho de condomínio tem como atribuições dar suporte ao síndico em suas tarefas e decisões. Para ser mais efetivo, os conselhos fiscal e consultivo devem ser aprovados em assembleia geral.
O conselho fiscal, também composto por três pessoas eleitas em reunião de condomínio, é responsável por analisar a situação econômica do empreendimento. E dar pareceres sobre a prestação de contas do síndico.
Já o conselho consultivo é formado por três moradores do condomínio eleitos em assembleia. Sua principal função é assessorar o síndico quando houver necessidade de tomada de decisões complexas.
7 dicas para conduzir reunião de conselho do condomínio produtiva
Os conselheiros do condomínio contribuem para uma boa gestão.
Os conselheiros e o síndico dividem as responsabilidades sobre prestação de contas. E decisões tomadas no dia a dia.
Agora que você já sabe sobre a importância do papel do conselho de condomínio, acompanhe as seguintes dicas para tornar produtiva a reunião de conselho do condomínio.
1. Estabeleça a pauta da reunião previamente e atenha-se somente aos temas pautados
Para não perder tempo e desviar-se do tema central da reunião, tenha em mãos uma agenda com os assuntos a serem contemplados e discutidos no encontro.
Preveja ainda uma média de tempo para cada tópico a ser discutido, para que nenhum tema sem relevância possa ser inserido aleatoriamente para o centro da conversa.
Disponibilize com antecedência a pauta aos demais conselheiros.
2. Priorize os assuntos na agenda
Busque colocar na agenda os temas organizados de maneira inteligente. Comece com os assuntos mais complexos e deixe os mais fáceis para o final da reunião.
Dessa forma, caso o tempo se esgote antes de debaterem todos os assuntos, nada de extrema importância será deixado de lado.
3. Evite o celular
Procure um lugar reservado para fazer a reunião, que pode ser uma área comum ou o apartamento de um dos conselheiros.
O objetivo é evitar interrupções desnecessárias, inclusive barulho. E a presença de pessoas que não estejam relacionadas à reunião de conselho do condomínio.
Logo no início do encontro, peça que todos coloquem os celulares no modo silencioso.
No caso de reuniões online, o ideal é que os conselheiros estejam com as câmeras ligadas. E abram os microfones apenas na sua hora de falar para evitar problemas como interferências externas.
4. Seja objetivo
O dia a dia de todos, hoje em dia, costuma ser bastante conturbado. Então, busque promover uma reunião bem objetiva sem gerar perda de tempo. Peça a colaboração dos presentes para evitar assuntos paralelos.
E que, cada um seja o mais preciso e sucinto possível na hora de expor suas considerações.
5. Incentive a participação de todos os conselheiros
Uma reunião saudável é aquela que possibilita a troca de ideias, ampliação dos pontos de vista e diversidade de opiniões. Afinal, o debate é fundamental para a descoberta de novos caminhos e soluções.
Tudo isso somente é possível com a participação de todos. Incentive a participação dos conselheiros.
6. Fique atento aos próximos passos
Para a reunião de conselho do condomínio não terminar no vazio, fale sobre prazo de cumprimento de tudo o que foi deliberado e sobre os próximos passos.
7. Registre tudo em ata
É recomendável registrar em ata tudo que foi conversado no encontro e, principalmente, as decisões tomadas. Dessa forma, é possível evitar mal-entendidos no futuro.
Além disso, o conteúdo anotado serve para acompanhar a evolução do que foi discutido e proposto na reunião de conselho do condomínio.
Não se esqueça de disponibilizar a ata no formato online ou impresso aos conselheiros e ao síndico.
Compartilhe