A comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional. O que dizer então dos condomínios? O diálogo virtual entre os moradores é diário. Por isso, as redes sociais para o condomínio são uma alternativa adequada para conectar todos, o tempo todo.
O síndico deve aproveitar isso tomando alguns cuidados.
Tudo tem que ser bem dosado antes de oferecer redes sociais para o condomínio. Afinal, estas tecnologias podem melhorar a comunicação entre os condôminos e síndico.
Ao mesmo tempo, são capazes de potencializar discussões entre vizinhos e mal-entendidos.
Há diferentes ferramentas para conectar os moradores
Tudo vai depender do perfil de cada condomínio. E dos objetivos da comunicação entre todos.
As melhores redes sociais para o condomínio são aquelas que mais se ajustam a tudo isso.
- Os sites, por exemplo, têm uma função mais formal. E servem para transmitir comunicados e fazer download dos boletos, por exemplo;
- O Facebook e o WhatsApp são mais usados para conversas entre os moradores e para compartilhar sugestões de prestadores de serviços.
- Há os blogs também, que são mais utilizados pelos síndicos para comunicar tudo o que acontece no condomínio. Normalmente, é compartilhado em forma de comunicados, posts, artigos e fotos.
Vantagens de manter redes sociais para o condomínio
- Centralização das diversas comunicações em um único canal, o que reduz o tempo despendido para o atendimento individual aos condôminos.
- Possibilidade para o envio pela administradora ou pelo síndico de documentos e circulares de uma maneira rápida e eficaz. Para os moradores, a vantagem é saber que há um espaço em que vão encontrar todos os documentos do condomínio, sem necessidade de imprimir.
- A interação virtual entre moradores e síndico é outra vantagem. Essa comunicação via redes sociais para o condomínio pode antecipar preocupações dos moradores antes de uma assembleia.
- Os moradores podem expressar feedbacks sobre o dia a dia do condomínio ao síndico em tempo real, o que potencializa uma gestão mais participativa e efetiva.
- Outro aspecto que facilita a vida do síndico e dos moradores é o uso das redes sociais para fazer votação de enquetes informais, para debater melhorias ou mudanças no condomínio. Este tipo de iniciativa agiliza a discussão a ser votada na próxima reunião de condomínio.
Cuidados com o uso das redes sociais para o condomínio
Como podemos ver, há muitas facilidades decorrentes do uso das redes sociais para o condomínio. Agiliza e oferece rapidez a vários processos.
No entanto, é preciso que a administração ou o síndico estejam alertas sobre os riscos que envolvem o fato de o condomínio estar em um ambiente virtual.
Acompanhe abaixo:
O principal ponto de atenção, são as críticas acima do tom à gestão do condomínio.
Outra questão é que podem ocorrer debates acalorados entre condôminos, o que gera uma atmosfera ruim para a convivência do dia a dia.
Por isso, é fundamental estabelecer regras bem claras e de fácil acesso pra quem utiliza as redes sociais para o condomínio.
Regras para uso das redes sociais do condomínio:
- Não usar termos ofensivos ao se referir ao síndico ou a qualquer morador;
- Não utilizar letras maiúsculas para descrever o tema em questão;
- Utilizar o local correto para fazer perguntas;
- As redes sociais para o condomínio devem ser utilizadas apenas para tratar de temas que dizem respeito à comunidade condominial. Questões políticas e religiosas e piadas, por exemplo, são proibidas de serem abordadas nesse ambiente.
- O mais indicado é que o síndico seja o moderador das conversas. Sem dúvida, ele tem mais força pra chamar a atenção que quem não seguir as regras estabelecidas e o decoro.
Serviços e informações via redes sociais para o condomínio
Acompanhe abaixo o que pode ser oferecido aos condôminos, ao estarem conectados via redes sociais:
- Reserva de espaços, como salão de festas;
- Acesso à documentação, como atas, convenção, regulamento, plantas das unidades;
- Cadastro de condôminos e funcionários;
- Envio de comunicados por parte do síndico ou administração;
- Comunicação direta com o síndico;
- Informe sobre manutenções do condomínio e reforma das unidades;
- Indicação de prestadores de serviços entre os moradores, como encanador e eletricista;
- Emissão de 2a. via de boleto do condomínio.
Compartilhe