A troca de síndico num condomínio é sempre assunto complexo e delicado. Só perde para as eleições políticas.
Afinal, também a primeira está relacionada a insatisfações de um lado e do outro e decisão sobre responsabilidades e poder.
Dentro deste panorama, vamos mostrar como se candidatar a síndico.
Quando a eleição de síndico se aproxima, o primeiro passo é consultar o Código Civil, a partir do seu artigo 1314. São estas as diretrizes que regulamentam o tema.
Para conseguir ganhar a confiança dos condôminos que participam da escolha, o ideal é planejar direitinho todas as etapas da campanha.
Propostas de um candidato a síndico
Quem se candidata ao posto de síndico tem cerca de um mês para se programar até que chegue o dia da assembleia para votação.
Sendo assim, há tempo suficiente, depois do síndico atual realizar a convocação das partes interessadas.
Comece por suas propostas, elaborando um documento com as seguintes questões:
- Em que aspectos da atual gestão você dará continuidade?
- Quais os diferenciais que você pretende implementar para melhorar a vida no condomínio, trazendo harmonia, saúde, segurança e bom convívio entre todos?
Tendo estas respostas, uma iniciativa que pode ser muito bem-vista é entregar este documento impresso nas unidades condominiais.
Tome cuidado para ser claro e objetivo.
Apresentação de candidato a síndico
Sem muitas delongas, se apresente, informando o número do seu apartamento (caso você seja um morador), profissão e o tempo em que mora no condomínio.
Se você é um autônomo, explique se atua sozinho ou numa empresa especializada em síndicos profissionais.
Aborde, ainda, as razões que o levaram à candidatura a síndico e como você pretende lidar com a gestão financeira, dar transparência no uso dos recursos financeiros e gerenciar os demais funcionários do condomínio.
Destaque suas experiências nesta área e principais competências, dando ênfase àquelas que são indispensáveis ao cotidiano de uma comunidade tão complexa.
O que mais você pode fazer
Este tipo de postura (mostrar de forma transparente as propostas de um candidato a síndico), faz com que você se aproxime dos eleitores de uma forma simpática, ética e franca.
Para finalizar, reforce dia, hora e local da eleição. Coloque-se à disposição para eventuais dúvidas e deixe seu contato.
Mas há outras possibilidades viáveis para fazer propaganda da sua candidatura.
Confira se é permitido panfletar, mandar mensagens no grupo de Whatsapp do condomínio, fixar suas propostas em quadros de avisos e outras atitudes do gênero.
Mas, cuidado para não ser muito invasivo.
Respeite a privacidade dos condôminos e use do seu bom senso para evitar as fofocas e as conversas de corredor.
Apresentação de chapa para eleição de síndico
É importante lembrar que, caso um mandato tenha terminado, o candidato a síndico não se apresenta sozinho, mas sim fazendo parte de uma chapa.
Neste caso, se participa com propostas de um grupo e não de um só indivíduo.
Geralmente, reúnem-se os candidatos a síndico, a vice-síndico e aos conselhos.
São pessoas que têm um certo grau de entrosamento e sabem trabalhar em equipe.
Pode haver mais de uma chapa concorrendo no mesmo condôminos. Isto deve ser demonstrado na “propaganda” que comentamos acima.
Na assembleia, os candidatos a todas as posições devem estar bem preparados para responder às várias questões que serão colocadas pelos condôminos presentes.
Por isso, é preciso estudar antes e conhecer bem o condomínio e seu calcanhar de Aquiles.
Outra dica importante é sobre o que não fazer antes e nem durante a assembleia.
Não ataque a gestão atual, prefira abordar as soluções para os problemas.
Explique os detalhes do que os envolvidos na chapa pretendem fazer. Sem, no entanto, fazer promessas que não podem ser cumpridas.
Ganhou, faça um breve discurso. Perdeu? Proponha-se a ajudar
Mesmo antes da assembleia decisiva, prepare o discurso da vitória.
Após a votação, é comum um clima meio tenso, peculiar a qualquer disputa. Portanto, se deixar para o improviso, pode não cair bem.
Se você for eleito, em poucas palavras, agradeça a confiança de todos e a oportunidade de atuar para o bem do condomínio.
Não se esqueça de valorizar os oponentes.
Caso sua chapa não vença a eleição, não perca a compostura. Mostre a vontade de auxiliar a próxima gestão, de forma compromissada.
Compartilhe