Você sabe o que faz um gerente condominial e qual a diferença do papel dele e do síndico?
As tarefas e responsabilidades do gerente de um condomínio são específicas, mas não menos importantes que as dos síndicos, principalmente nos grandes condomínios.
Trata-se de um reforço para garantir uma gestão condominial de excelência.
Acompanhe!
Apesar de se tratar de uma função relativamente nova no mercado, diversos condomínios de médio e grande portes estão contratando um gerente condominial para não sobrecarregar o síndico.
E também com o objetivo de que nada escape entre as inúmeras atividades necessárias ao bom andamento da gestão.
Afinal, o que faz um gerente condominial?
Um gerente condominial, também conhecido como gerente predial, é como se fosse um zelador turbinado responsável por fazer a gestão de todos os serviços relacionados à manutenção e segurança do condomínio.
Ele também administra diversos contratos, negociando tanto produtos, quanto serviços e custos.
Em relação às diferenças entre esse profissional e os síndicos, talvez a mais esclarecedora é que aos síndicos dos condomínios cabe, por exemplo, cuidar do relacionamento com os condôminos e atuar em prol de melhorias para a comunidade condominial.
É claro, ainda, que o síndico é o responsável legal pelo condomínio, o que não acontece com o gerente condominial.
Ou seja, duas funções extremamente fundamentais e que se complementam entre si.
O gerente condominial faz trabalhos operacionais e administrativos.
Portanto, a sintonia e o alinhamento dele com o síndico é primordial.
É como se ele fosse um braço direito que dá suporte às atividades burocráticas pertinentes ao síndico e também à administradora.
Como já dissemos, ele coordena as atividades de manutenção do condomínio, incluindo as preventivas, corretivas e emergenciais.
Pode, ainda, fazer o planejamento financeiro, bem como seu acompanhamento mensal.
Desta forma, garante-se as melhores relações custo-benefício.
Gestão condominial: O que o gerente predial pode fazer
A figura do gerente condominial não é uma obrigatoriedade, mas ajuda bastante nos condomínios industriais, naqueles com muitas unidades, nos residenciais de alto padrão e nos comerciais.
Isto porque nestes, a circulação de pessoas e veículos é muito maior.
Isso sem falar no aspecto das finanças.
Nestes tipos de condomínios, também é bem mais complexa a gestão dos montantes que saem e entram no caixa.
Importante também avaliar se na convenção do condomínio em questão há alguma restrição que impeça a contratação de um gerente condominial.
Uma vez contratado, ele pode assumir tarefas que vão…
Desde:
- Comprar materiais para o condomínio, como produtos de limpeza e de bazar, por exemplo;
- Redigir e divulgar comunicados internos, circulares, convites, avisos e outros formatos e veículos de comunicação;
- Lançar campanhas de segurança, saúde e meio ambiente, como prevenção e combate à dengue e a incêndios ou coleta seletiva;
- Administrar as contas a receber e a pagar;
- Coordenar o trabalho dos demais funcionários, como zeladores, porteiros, faxineiros, etc;
- Supervisionar as atividades de prestadores de serviços dentro da área condominial;
Até:
- Elaborar relatórios;
- Fiscalizar a portaria e demais entradas e saídas do condomínio;
- Administrar os contratos de prestação de serviços, como lavagem do prédio, pintura de determinadas áreas como fachada, limpezas de caixa d’água, etc;
- Supervisionar os equipamentos e equipes de segurança pessoal e patrimonial;
- Fazer cotações e orçamentos;
- Elaborar a prestação de contas;
- Garantir a realização e eficácia das reuniões de condomínio e assembleias em geral.
Perfil, competências e habilidades
Na hora de contratar um gerente condominial, é preciso ficar atento.
Como vimos até aqui, trata-se de um cargo de muita responsabilidade.
O profissional terá acesso a todas as informações do condomínio e, portanto, deve ser confiável e reunir determinadas competências e habilidades, com ética e sigilosidade.
O seu nível de escolaridade também deve ser levado em conta. Dê preferência para quem tem nível superior e experiência na área de atuação.
Ter noções básicas de Engenharia, Administração e Finanças também é importante.
Mesmo que seu trabalho esteja 100% ligado ao realizado pelo síndico, espera-se de um gerente condominial flexibilidade para lidar com todos os tipos de públicos, boa fluência verbal, facilidade nos relacionamentos interpessoais, perfil de liderança, senso apurado de organização e disciplina, conhecimentos sobre contabilidade, normas técnicas e legislações correlatas à vida condominial.
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