Nestes tempos em que ética e transparência são algumas das palavras mais ouvidas na mídia, vemos que elas devem estar presentes em todo o tipo de gestão, inclusive na gestão condominial. Administrar nossas próprias finanças já não é tarefa fácil. Trabalhar como o dinheiro dos outros então, é muito mais difícil.
A gestão do síndico requer muita transparência no condomínio, para gerar confiança nos moradores e para que tenha resultados que satisfaçam a comunidade em questão.
Como deve ser uma gestão condominial transparente
Vejamos alguns passos práticos para que o síndico possa realizar a gestão do condomínio com transparência e evitando possíveis conflitos com os moradores:
1. Assembleia objetiva
Ficar horas na assembleia discutindo assuntos irrelevantes, sem pauta definida e sem resolver muitos assuntos é algo que todo morador abomina.
A condução da Assembleia Condominial exige foco em uma pauta previamente planejada. O síndico deve se esforçar para otimizar o tempo e resolver os assuntos que estão na pauta, evitando assim que os participantes se esquivem das reuniões futuras.
2. Fazer uso de tecnologia
A tecnologia pode ajudar na administração de um condomínio de várias maneiras. Uma delas é a disponibilização das atas das assembleias via rede, assim até mesmo os moradores que não compareceram a assembleia terão conhecimento do que foi discutido.
Criar um sistema interno para o condomínio pode ser uma saída. Nele os moradores poderão ter acesso ao Regimento Interno, saber dos comunicados e informações, emitir boletos, reservar áreas comuns para uso particular. Em um condomínio muito grande essa ferramenta pode facilitar muito a administração.
Os documentos do condomínio também podem ser todos organizados em um sistema, simplificando assim a prestação de contas e promovendo maior transparência na gestão.
3. Disponibilidade do síndico
Não que ele deva estar disponível por 24 horas nos 7 dias da semana, mas é importante que ele esteja disposto e livre para atender os moradores.
Mesmo que não seja presencialmente, o síndico pode ter um e-mail onde os moradores possam se comunicar com ele. É preciso ouvir e discutir os assuntos trazidos pelos condôminos. E claro, se fazer presente no condomínio por algumas horas ou determinados dias, para que possa ser encontrado pessoalmente, gerando assim confiança por parte de moradores e funcionários.
Veja ainda:
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- Entenda o que o síndico não pode fazer no condomínio
4. Apresentação das contas
Disponibilizar a apresentação de todos os gastos e custos gerados com a manutenção do condomínio é essencial para uma gestão transparente. Os moradores têm necessidade de saber onde o seu dinheiro está sendo empregado.
Todas as dúvidas referentes aos gastos devem ser esclarecidas aos moradores. E a disponibilização de demonstrativos das contas para os moradores gera transparência.
Saiba mais:
Consequências da falta de transparência no condomínio
A falta de transparência na gestão condominial pode levar a alguns conflitos dentro do condomínio, tais como:
- Desconfiança dos condôminos sobre a integridade da gestão;
- Relacionamento desgastado dentro do condomínio;
- Falta de interesse pela gestão do condomínio;
- Depreciação do patrimônio.
Como vimos, com planejamento bem elaborado e cuidando para manter sempre a transparência na gestão condominial, o síndico terá melhores resultados e uma administração mais objetiva, conquistando assim a satisfação e confiança por parte dos condôminos.
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